AgroGazeta

Paraná chega ao fim de plantio de soja com lavouras em melhor condição

| 05/12/2018 - 16:50

Foto: Até a véspera, 99 por cento da área prevista havia sido semeada, igual na comparação anual. (F

O Paraná entrou em dezembro com o plantio de soja da safra 2018/19 praticamente encerrado, em linha com o observado há um ano, porém com as lavouras em condições melhores, sinalizando um bom potencial produtivo no segundo maior produtor brasileiro da oleaginosa, disse o Deral – Departamento de Economia Rural do Governo do Paraná - na última terça-feira (03).
Até a véspera, 99 por cento da área prevista havia sido semeada, igual na comparação anual.
O plantio no Estado até começou acelerado, a exemplo do que também ocorreu em regiões de Mato Grosso e São Paulo, por exemplo, mas acabou perdendo ritmo em razão de chuvas em excesso nos últimos meses.
Em boletim semanal, o Departamento de Economia Rural, vinculado à Secretaria de Agricultura do Paraná, disse que até o momento 97 por cento das plantações estão em boa condição, ante 90 por cento há um ano.
Além disso, 11 por cento do total plantado já está em frutificação, versus 3 por cento em igual momento de 2017, resultado do início precoce do plantio.
“A colheita deve ser um pouquinho mais antecipada neste ano, porque o produtor conseguiu adiantar o plantio”, disse o analista Marcelo Garrido, do Deral.
Conforme Garrido, as atenções agora se voltam para o desenrolar climático, uma vez que a continuidade de chuvas em excesso pode ocasionar proliferação de doenças nas lavouras, como a ferrugem asiática.
“O que podemos ter é questão sanitária, não queda de produtividade. Isso pode aumentar o gasto para o produtor”, comentou.
Em sua mais recente estimativa, divulgada no final de novembro, o Deral disse que os produtores paranaenses semeariam 5,45 milhões de hectares com soja na temporada vigente, estável ante 2017/18.
A produção, entretanto, deve aumentar em 2 por cento, para 19,63 milhões de toneladas, refletindo um rendimento também 2 por cento maior, em 3,60 toneladas por hectare.
Fonte: Reuters
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'AgroGazeta'

China autoriza importação de gordura de porco do Brasil

Começa mais uma campanha de vacinação contra aftosa

Novo Zoneamento Agrícola de Risco Climático da Uva é publicado

Mais Destaques
"Já foram 19 milhões que acessaram o site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)