Artigos

Por que mágoa?

| 05/12/2018 - 20:05

Mágoa é um estado de espírito que nos corrói por dentro e pode evoluir para o rancor.
Este sentimento é tão forte que nos deixa apáticos, tristes, sem vontade de reverter o quadro que o originou ou nos deixa violentos, revoltados e nos indagando, por que?
Ao afirmarmos que nunca ninguém ou nada nos irá magoar, significa que nos achamos fortes, seguros o suficiente acerca dos nossos sentimentos.
É praticamente impossível nos controlarmos o tempo todo e prevermos todas as possíveis reações diante da nossa rotina.
Por que nos magoamos?
Porque somos melindrosos, orgulhosos e criamos expectativas demais em relação aos nossos relacionamentos.
Idealizamos, criamos fantasias, achamos que aquela pessoa que convivemos nunca nos irá magoar, nos entristecer, nos esquecemos que o outro também pode estar esperando isso de você, que também nunca irá magoá-lo e nem entristecê-lo.
Quando nos afastamos de alguém, porque não conseguimos aceitar certas atitudes que não concordamos, vamos criando uma angústia, um desconforto, não conseguimos conversar com a pessoa a respeito, porque não queremos ou porque o outro não manifesta interesse a respeito.
Vai se formando uma bola de neve e cada vez o diálogo fica impossível.
A mágoa é um fator importante para que as famílias se desagreguem.
Palavras não ditas, troca de olhares descontentes, respostas carregadas na revolta e na raiva, vão distanciando umas das outras.
Quando chega neste ponto, o coração fala mais alto e a razão aonde fica?
Não fica, simplesmente não raciocinamos, a dor é nossa, estamos cuidando dela com tanto amor e se ela se for, acabar, como vai ficar o meu coração, vazio? Como sobreviver sem sentir este sentimento ao qual me apeguei durante tanto tempo?
O coração é seu, mas ele habita um corpo que também é seu e que está sentindo os reflexos desta mágoa toda.
Reflita sobre o que aconteceu, reviva todos os detalhes por mais que doa, reviva com toda intensidade possível, todas as vezes que for possível.
Pese os prós e os contras da situação, da pessoa ou das pessoas que te magoaram e se você mereceu o que está acontecendo.
Provocou esta situação? Fingiu que não estava acontecendo nada e de repente resolveu que estava magoada e pronto? Dá para reverter esta situação? Você está disposto(a) a tentar mesmo que ache que não vale a pena?
Pense, que as vezes, palavras, olhares, gestos, atitudes que te magoaram, pode ser o jeito da pessoa ou das pessoas se expressarem, as vezes a situação não foi o que te pareceu ser e se foi algo tão forte, que te deixou marcas físicas e psicológicas, o tempo é o melhor remédio.
Pense em você, no que você está fazendo com a sua vida, escurecendo o seu coração.
Teresa Armando Elios da Silva é assistente social e gestora do terceiro setor. Trabalha há 10 anos com crianças, adolescentes e suas famílias, administrando palestras com temas relevantes, sempre incentivando a busca pelo autoconhecimento e evitando assim, que a família se desagregue.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Artigos'

Família, Felicidade, Fé e Boas Obras

Superação - O Poder da Conquista

O bombardeio sobre o supremo

O agronegócio pode movimentar um trilhão de dólares em 2024

Perseverança, uma virtude desejável.

Eis que chega o Senhor: aplainai os caminhos acidentados

Amar não é nada bonito

Como seus pensamentos podem te ajudar a ser resiliente?

Por que mágoa?

O Relógio do Apocalipse

Mais Destaques
"Já são 17 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo. Junte-se a quem de fato é lido - invista em propaganda onde sua marca ficará visível 45 9.91339499"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)