Cultura

A 8ª Virada Cultural foi um sucesso em Toledo

| 19/12/2018 - 19:25

A 8ª Virada Cultural foi um sucesso em Toledo

A diversidade das linguagens e expressões culturais de Toledo puderam, minimamente, serem percebidas durante os dias 15 e 16 de dezembro, final de semana que a população pode respirar cultura na oitava edição da Virada Cultural do município. A chuva até que tentou, mas não conseguiu apagar o brilho do sucesso e a importância que este evento de resistência representa para Toledo.

Ao todo foram 35 apresentações culturais no Palco Principal no Parque Ecológico Diva Paim Barth. Houve a participação do Grupo Tenda Artesanato da Casa da Cultura, com exposições diversas. Intervenções de artistas plásticos e circenses nos dois parques. Passaram também pelo Palco Eletrônico 11 DJs e diversos Rappers nas Batalhas de Rimas que aconteceram durante a programação no Parque do Povo.

A Virada Cultural, organizada pela Secretaria de Cultura, agradou os mais diversos públicos, desde artistas, a organização, até o público presente. “Para nós, o evento foi um sucesso”, afirmou o Diretor de Cultura, Odemilson Elias dos Santos.

Mesmo com a escassez de recursos, fico feliz que conseguimos proporcionar espaços para que o artista local se apresentasse e ficasse em evidência durante esses dias. Algumas situações podemos melhorar no futuro, como a distribuição de espaços e horários para as apresentações. Mas o apoio dos artistas e dos movimentos organizados, como o Movimento Rock Toledo (MRT), o Subversa, o Núcleo de Dança e o pessoal do eletrônico, além de outros foi fundamental para o sucesso da Virada Cultural. Esse é um evento que precisa estar no calendário Oficial do município”, destaca Odemilson.

Artistas

Fernando Coutinho Roberto, músico do projeto Coutinho Acústico subiu no Palco da Virada no último domingo (16). “Eu fiquei muito feliz, é uma oportunidade de nós músicos mostrarmos nosso trabalho para a região. Aqui predomina mais o sertanejo, então essa é uma grande oportunidade para nós, moradores de Toledo apresentarmos estilos ou gêneros diferentes de nossa cultura para o público, valorizando a cultura regional e os artistas”, relatou.

“Eu já participei de várias viradas enquanto expectador, essa foi a primeira que participei como artista, mas tivemos todo o suporte necessário. Desde os camarins, palco e até mesmo as informações sobre as alterações de horários por conta do tempo. A Secretaria de Cultura não deixou nada a desejar”, afirmou o artista.

“Pena que por conta do tempo o pessoal ficou com um pouco de receio de sair de casa, mas mesmo assim estou super satisfeito com o público e com a repercussão que pudemos notar nas redes sociais”, salientou.

Eletrônico

A DJ Sindy Spohr, uma das organizadoras do Palco Eletrônico disse que é “muito satisfatório ver que a Prefeitura de Toledo abre as portas para a diversidade cultural e a Virada é uma grande oportunidade para todas as expressões artísticas. Infelizmente os movimentos da Música Eletrônica e do Rap ainda sofrem bastante repressão e preconceito na sociedade, e essas oportunidades, como o Palco do Parque do Povo, são perfeitas para apresentar a nossa Cultura”.

Ela parabenizou o município e especialmente a Secretaria de Cultura pela dedicação em realizar um evento tão amplo e abrangente e pela iniciativa de abrir as portas para a cena do eletrônico. “Foi um sucesso total, nos sentimos representados, acolhidos e orgulhosos, aguardando a próxima edição com muito carinho e ainda mais força. Tudo isso me fortalece o sentimento e repetir que EU AMO TOLEDO”!

Redes Sociais

A repercussão do evento também ganhou as redes sociais. O DJ Deeckz (Gabriel Barzotto) escreveu vários elogios sobre a atividade e elogiou a organização. “Vocês todos trouxeram de volta, não apenas meu sonho, minha vontade, minha coragem, meus sonhos, mas tudo que EU sempre fui...Claro e a todos da organização que por pior que digam de vocês, vocês deram o melhor de vocês, e não importa o quanto julguem vocês, vocês deram mais que o melhor de vocês também em muitos aspectos, e deram a mim o melhor possível, sim! Prefeitura de Toledo fez o possivel e o impossível para aquilo tudo acontecer... Vocês foram,são e serão muito meus primeiros e maiores heróis desta etapa”, declarou.

Público

O músico Marcelo Vinícius Polachini estava no meio do público e elogiou a evolução do evento. “Essa edição de 2018 mostrou que a cultura local está cada vez mais forte e unida. Fato esse que vem se consolidando com os movimentos que deram um gás nas bandas e estão evoluindo a cada dia, devido a mobilização de todos a promover mais eventos para a apresentação dos artistas durante o ano”.

Ele reconhece que a 8ª Virada Cultural foi fruto do trabalho duro dos artistas. Teve bandas que já participaram outras vezes do evento, assim como novos projetos que surgiram e impressionaram nesta edição. “Do metal ao MPB, do punk ao sertanejo universitário. Nada passou despercebido aos olhos e ouvidos de quem gosta de uma boa música. Bandas com repertório renovado, músicas autorais, novos arranjos, novas performances. Prato cheio para os amantes dessa arte. E isso tudo é nosso, é de Toledo. Mostra que temos um grande potencial artístico e que só tem a crescer”, disse com empolgação.

Para Polachini, a elevação da qualidade das apresentações influencia outras bandas a se dedicarem mais e até no surgimento de novos projetos. “Os artistas ganham, o público ganha, a cultura ganha”, finalizou.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo

    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Projeto itinerante usa teatro para conscientizar crianças no trânsito

Balé Teatro Guaíra abre as comemorações dos 50 anos

Living Legends traz espetáculo internacional para Foz do Iguaçu

Atrações culturais vão movimentar o fim de semana em Toledo

Artistas e produtores analisam mudanças na Lei Rouanet

Aquário Municipal estará fechado na sexta-feira Santa e no domingo de Páscoa

Exposições do MON estão entre as mais visitadas do mundo

Crianças comemoram Dia do Livro Infantil em Novo Sarandi

“Museu em Ação” leva público recorde ao Ecomuseu

Foz do Iguaçu faz parte do circuito de estreia do filme Los Silencios

Mais Destaques
"Já foram 19 milhões que acessaram o site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)