Cultura

UTFPR doa livros para abastecer Geladeiras Literárias

| 20/12/2018 - 16:55

Servidores da Casa da Cultura e acadêmicos da UTFPR, no repasse dos livros que irão para as Geladeir

A equipe da Casa da Cultura recebeu uma visita especial no início da semana. Acadêmicos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus de Toledo, realizaram uma campanha para arrecadação de livros para colaborar com o projeto das Geladeiras Literárias. A ação resultou na entrega de mais de três mil exemplares de livros, que devem ser distribuídos nos diversos pontos onde estão instaladas as Geladeiras Literárias.
Mobilização
No segundo semestre de 2018, aproximadamente sessenta formandos de cinco cursos da UTFPR (Engenharia Civil, Engenharia Eletrônica, Matemática, Tecnologia de Sistemas para Internet e Processos Químicos) mobilizaram-se para arrecadar livros infantis e infantojuvenis, assim como gibis. O objetivo desde o início era abastecer Geladeiras Literárias e oportunizar acesso à leitura da população.
O formando em Engenharia Civil e representante do grupo, Matheus Fajardo Bortoli, descreve que “os alunos da UTFPR, além de organizarem eventos científicos, também promovem ações sociais que possam beneficiar a comunidade local ou regional, sejam projetos elaborados pelos Centros Acadêmicos, pela Atlética Raposa ou qualquer outra entidade estudantil. O diferencial é sempre ajudar e dar melhores condições ao próximo”, relatou o estudante.
Arrecadação
Como estratégia adotada pelos acadêmicos, foram arrecadadas doações em dinheiro, em seguida foram convertidas integralmente na aquisição de novos livros. Também houve o recolhimento de livros e gibis usados, totalizando mais de 3 mil exemplares. O número superou as expectativas dos integrantes do projeto.
Ainda segundo Matheus Bortoli, o que motivou a equipe para conquistar tamanho resultado, foi a vontade de promover o incentivo à leitura e ao estudo por meio desses livros. “Espera-se que esses materiais estimulem as crianças para que, no futuro, almejem entrar em uma universidade, na busca da realização de seus sonhos”, destaca o formando.
A Coordenadora de Cursos, Mara Oliveira, ressaltou que “esses livros irão fomentar nosso projeto de contação de histórias infantis no CEU das Artes, pois recebemos vários exemplares que beneficiarão as crianças do Santa Clara IV, do Jardim Europa e Região. Estamos muito agradecidos por oportunizarem a continuidade de nosso projeto”, agradeceu.
O Diretor de Cultura, Odemilson Elias dos Santos, também agradeceu os acadêmicos no ato da entrega dos livros e disse que alguns exemplares também devem ser entregues nas escolas municipais por intermédio da Secretaria de Educação.
Além de Matheus Bortoli, também participaram da entrega dos livros a formanda do curso de Matemática, Andressa Paola e a Servidora da UTFPR, Keile Niedermeier.
Fonte: Secom/Pref. de Toledo
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Projeto itinerante usa teatro para conscientizar crianças no trânsito

Balé Teatro Guaíra abre as comemorações dos 50 anos

Living Legends traz espetáculo internacional para Foz do Iguaçu

Atrações culturais vão movimentar o fim de semana em Toledo

Artistas e produtores analisam mudanças na Lei Rouanet

Aquário Municipal estará fechado na sexta-feira Santa e no domingo de Páscoa

Exposições do MON estão entre as mais visitadas do mundo

Crianças comemoram Dia do Livro Infantil em Novo Sarandi

“Museu em Ação” leva público recorde ao Ecomuseu

Foz do Iguaçu faz parte do circuito de estreia do filme Los Silencios

Mais Destaques
"Já foram 19 milhões que acessaram o site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)