Cidade

RETROSPECTIVA 2018: Muito trabalho na Secretaria Municipal de Agricultura

| 28/12/2018 - 18:02

RETROSPECTIVA 2018: Muito trabalho na Secretaria Municipal de Agricultura

Para a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento o ano de 2018 se resumiu em trabalho. Com o Secretário Cristopher Cristiano Carnelos de Azevedo, foram muitas visitas técnicas a produtores, acompanhamentos, vistorias, inspeções, entre outras ações visando manter a qualidade dos produtos agropecuários, e o fomento à produção no município.

SIM/POA

O Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM/POA) mobilizou mais de 600 ações da Secretaria em 2018. Foram 284 inspeções realizadas em agroindústrias, como as de queijo, salames, mel de abelha, supermercados, produtos reembalados, entre outros. Segundo Cristopher são vistoriadas as questões sanitárias dos estabelecimentos e produtos na origem. “O objetivo é manter a segurança sanitária para os consumidores, bem como evitar a clandestinidade”, explica o secretário.

Ainda em relação ao SIM/POA, no decorrer do ano de 2018, além das 284 inspeções, foram realizadas 127 reuniões com produtores e estabelecimentos, 75 visitas a agroindústrias, 49 coletas para análise, 41 eventos/exposições e cursos, entre outras ações para controlar a qualidade dos produtos de origem animal.

Fomento à Produção Agrícola/Vegetal

Outro serviço da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento posto em prática durante o ano é o Fomento à Produção Agrícola/Vegetal. Segundo Cristopher, o fomento é um auxílio para pequenos produtores. “A Secretaria dá assistência técnica aos produtores no manejo de hortas e fruticultura, além do preparo do solo. A maior parte dos produtores que atendemos são da cultura de uva”, destaca o Secretário.

Um dos destaques foram as 191 visitas ao “Pomar Experimental” no Colégio Agrícola Estadual de Toledo, onde são cultivadas frutas cítricas como a laranja e a tangerina. Segundo Cristopher, o objetivo é estudar a adaptação desse tipo de planta na região. “O Pomar Experimental vem sendo estudado há mais de três anos para avaliar a viabilidade da produção das frutas cítricas em Toledo”, esclarece.

A atividade de Fomento à Produção Agrícola/Vegetal moveu mais de mil ações da equipe da Secretaria em 2018, em que mais de 500 foram visitas técnicas a olericultores, os produtores de legumes. Foram 111 visitas técnicas a fruticultores, 162 terrenos urbanos preparados para plantio, 74 vistorias para preparo de solo em áreas rurais, 10 produtores atendidos com doação de sementes, entre outras.

Aquisição de Produtos Direto do Produtor para a Cozinha Social

Com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Municipal e Federal) a agricultura familiar de Toledo é valorizada. Os alimentos provindos dos pequenos produtores da região são comprados com verba municipal e federal, e vão direto para a Cozinha Social. Em 2018 foram adquiridas mais de 57 toneladas de alimentos de 183 produtores cadastrados no PAA Municipal, e mais de 25 toneladas de alimentos de 227 produtores cadastrados no PAA Federal.

Para Cristopher, a ação visa aumentar a renda do produtor. “100% dos beneficiados no programa são de agricultura familiar. Saladas, mandioca e principalmente carne são os produtos destinados para o preparo das refeições dos Restaurantes Populares e Escolas municipais”, informa.

Promoção à Produção Animal

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento incentivou a produção animal com a distribuição de mais de 7 mil litros de Nitrogênio líquido no decorrer do ano. O produto é necessário para a conservação de material genético bovino (sêmen), destinado à reprodução. Também foram realizadas sete visitas técnicas à Bovinocultores Leiteiros, além da participação em cursos e exposições para capacitação da equipe técnica da Secretaria.

Para o Fomento à Piscicultura, em 2018 foram investidas 770 horas/máquina na construção e reforma de açudes, mediante contrapartida por parte dos produtores. Além de 180 visitas técnicas à piscicultores.

Cristopher Azevedo avalia satisfatoriamente o ano que termina. “A perspectiva para os próximos anos é ampliar alguns programas já existentes, bem como avaliar a possibilidade de criação de novos programas” finaliza o Secretário.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo

Galeria de fotos
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cidade'

novo site

Livro resgata visão de futuro e trajetória de Willy Barth.

O Brasil recicla menos de 15% dos resíduos industriais e domésticos, orgânicos e não orgânicos.

Construção da sede da APAC em Toledo esta acelerada

Nota de esclarecimento sobre ajuizamento de ação civil pública pelo ministério público em razão da o

NOTA PÚBLICA EM REFERÊNCIA A PROPOSITURA DE AÇÃO CÍVIL POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA DO MINISTÉRIO

DR. Sandres Sponholz fala sobre o pedido de improbidade do ex-prefeito Beto Lunitti e do atual Lúcio

Edital N° 01/2019

Município de Toledo assina TAC para criação de Coordenação de Defesa e Proteção Animal

Bazar aquece as vendas para o dia das mães em Toledo

Mais Destaques
"Já foram 19 milhões que acessaram o site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)