Cidade

Sanepar emite nota a respeito das manifestações do agricultores de Xaxim

| 29/12/2018 - 10:40

Sanepar emite nota a respeito das manifestações do agricultores de Xaxim

Prezados Senhores,

Para atender ao desenvolvimento do município de Toledo e também para desativar estações de tratamento que estavam no perímetro urbano da cidade, antigo anseio da população, a Sanepar investiu mais de R$ 12 milhões numa moderna estação de tratamento de esgoto – a ETE Norte, que entrou em operação do ano passado. Essa unidade trata o esgoto e beneficia mais de 40 mil pessoas.

Com a finalidade de cumprir determinação do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e do Instituto das Águas do Paraná quanto a legislação ambiental de licença de operação e de outorga do corpo receptor Arroio Marreco, foi necessária a instalação de mais 234 metros da tubulação de esgoto, denominada emissário de esgoto, que transporta o efluente tratado até o ponto de lançamento no corpo receptor. A instalação dessa rede fez com que a Sanepar indenizasse a família Borilli pela área de servidão de passagem permanente.

A execução das valas e o assentamento da tubulação a Sanepar necessitavam de passagem por um carreador na propriedade da família Angelli, da senhora Daiane, que fez a postagem nas redes sociais. Em razão de não ter tido acordo, a Sanepar buscou alternativa de acesso pela chácara da família Borilli. Porém, um carreador da propriedade dos Angelli foi usado para entrada de uma das máquinas, sem causar dano na área. Como é de conhecimento de especialistas em meio ambiente, não há como ter impacto zero nas ações do homem, mas há busca para que eles sejam mínimos. A Sanepar buscou evitar ao máximo o impacto ambiental. Com a autorização para execução da obra e de posse do inventário florestal, a Sanepar tinha a permissão de retirar até 128 árvores das duas propriedades, com o compromisso do replantio de 288 mudas na área impactada pelas obras. As equipes executaram os serviços com o máximo do cuidado possível o que possibilitou que apenas 1/3 das árvores previstas fossem retiradas. Nenhuma árvore precisou ser derrubada na propriedade da família que reclamante. Terminada a implantação da rede, o acesso dos maquinários foi fechado. O plantio compensatório nessa área tem prazo de execução de 24 meses, porém a Sanepar fará o serviço tão logo as mudas sejam adquiridas.

As obras de implantação da rede foram feitas na semana de 19 a 25/12. Nesse período, foi necessária a derivação da tubulação existente até o Poço de Visita (PV) até que a concretagem da nova tubulação estivesse totalmente seca. O efluente do esgoto que aparece saindo do PV nas imagens postadas em redes sociais, ao contrário do que afirma a família reclamante e replicada por essa Gazeta, é tratado e atende aos parâmetros da legislação que rege o setor de saneamento do país. Esse ponto de lançamento do efluente tratado que aparece nas imagens foi provisório e alterado propositalmente durante os seis dias para interligar a parte ampliada da tubulação que sai da estação de tratamento para o rio. A espuma que se formou no local é comum quando ocorre o efeito de cascata, provocado pela declividade do terreno. A nova tubulação já foi interligada e está operando normalmente.

A Sanepar faz a operação e manutenção da Estação de Tratamento de Esgoto Norte dentro dos parâmetros e padrões de lançamento do efluente constante em outorga. Todos os resultados são apresentados aos órgãos competentes conforme previsto em legislação. Essa estação trata o esgoto coletado em mais de 13 mil imóveis.

A Sanepar faz a operação e manutenção da Estação de Tratamento de Esgoto Norte dentro dos parâmetros e padrões de lançamento do efluente constante em outorga. Todos os resultados são apresentados aos órgãos competentes conforme previsto em legislação. Essa estação trata o esgoto coletado em mais de 13 mil imóveis

Angela Maria Pagot Dudczak
Gerência de Comunicação e Marketing da Sanepar - Cascavel
(45) 2101 1205 / 99976 0531
Site: www.sanepar.com.br

    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cidade'

novo site

Livro resgata visão de futuro e trajetória de Willy Barth.

O Brasil recicla menos de 15% dos resíduos industriais e domésticos, orgânicos e não orgânicos.

Construção da sede da APAC em Toledo esta acelerada

Nota de esclarecimento sobre ajuizamento de ação civil pública pelo ministério público em razão da o

NOTA PÚBLICA EM REFERÊNCIA A PROPOSITURA DE AÇÃO CÍVIL POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA DO MINISTÉRIO

DR. Sandres Sponholz fala sobre o pedido de improbidade do ex-prefeito Beto Lunitti e do atual Lúcio

Edital N° 01/2019

Município de Toledo assina TAC para criação de Coordenação de Defesa e Proteção Animal

Bazar aquece as vendas para o dia das mães em Toledo

Mais Destaques
"Já foram 19 milhões que acessaram o site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)