Cidade

CISCOPAR alerta para pacientes faltosos a exames e consultas

| 11/01/2019 - 07:36

Foto: Fabio Ulsenheimer

No ano de 2018 foram realizados diversos investimentos na saúde, em Toledo e região. Investimentos que priorizam principalmente na aquisição de insumos e na melhoria das estruturas de Unidades Básicas de Saúde (UBS), e demais centros. Uma das unidades públicas de saúde mais importantes da localidade está em Toledo, o Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste Paraná (Ciscopar), que atende 18 municípios, entre eles Toledo, com uma estimativa em média de 90.000 procedimentos, entre consultas e exames. Porém, a estatística poderia ser ainda maior, já que muitos não foram realizados por falta de comparecimento dos pacientes.
No balanço realizado pelo Ciscopar, foi identificado que não houve conscientização por parte de alguns usuários sobre o aviso antecipado caso não consiga comparecer a agendas de exames médicos. No período de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2018, somou um total de 1978 faltas. Em agosto, foram registrados 275 faltas, sendo o mês com maior ausência de pacientes agendados de Toledo.
A Secretária Executiva do Ciscopar, Marlei Friedrich, explica que os encaminhamentos para o Ciscopar, por parte dos municípios, são feitos por atendimentos inicialmente em Unidades de Saúde pelo clínico geral que conforme a necessidade encaminha para o médico especialista, em Toledo, quem realiza o agendamento é a Central de Especialidades do município. “O sistema de agendamento do CISCOPAR é ONLINE, então o sistema está disponível 24 horas e a equipe da Central de Especialidade do município que faz esses agendamentos”.
Durante o mesmo período foi registrado em relatório pacientes agendados para exames como, RX, ressonâncias, ultrassonografias, exames laboratoriais, um total de 616 pacientes que não compareceram para a realização dos mesmos. O destaque vai para o mês de setembro com 75 faltas de Toledo.
Marlei ressalta que estes números são considerados altos, pois o município de Toledo detém 34% da cota de atendimentos. “A divisão das cotas de atendimento é feito pela população de cada município. Os motivos das faltas são os mais variados ou por muitas vezes, o usuário simplesmente não vai e não justifica o motivo da ausência”.
NOVA META
Com um número expressivo de faltosos em 2018, a meta estabelecida para este ano é que sejam feitas melhorias no sistema de agendamento. “Isso também vale para a população que precisa estar consciente. Quem não puder comparecer avisar a Central de Especialidades ou a Unidade de Saúde mais próxima, para que outra pessoa possa ser agendada, ressalta a Secretária Executiva do Ciscopar, Marlei Friedrich.
A Secretaria da Saúde do município, Denise Liell, ressalta a importância do comparecimento nas consultas e exames agendados, ou então, a comunicação em tempo hábil para agendar outro paciente.
“Isto fará com que os atendimentos sejam prestados com mais rapidez a todos, porque, um paciente que falta representa três pessoas que deixam de ser atendidas: a pessoa que faltou, o próximo da fila que poderia ter sido atendido no lugar deste que faltou, e a vaga desde que faltou e que deverá ser reagendada outro dia. Existem motivos que se justificam, mas, muitas vezes ouvimos que paciente perdeu a hora”.
Denise aproveita para salientar que a Secretaria da Saúde possui preocupação em organizar a rede de serviços da atenção básica e atenção especializada. “ Precisamos cuidar da melhor aplicação dos recursos públicos, ressaltando os recursos financeiros e recursos humanos disponibilizados à população. Portanto, agradecemos sempre a colaboração e a parceria no desenvolvimento das ações e serviços, onde a população é importantíssima, principalmente no cuidado da sua saúde e prática de hábitos saudáveis. E comparecendo nas consultas e exames agendados”, finaliza.
Fonte: Secom/Pref. de Toledo
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