Cultura

“Fortalecendo Redes Culturais”gera resultados positivos em Toledo

| 06/02/2019 - 16:30

Secretário de Cultura e representantes do setor (Foto: Divulgação)

Uma das ações que movimentou o cenário cultural em Toledo foi o Fortalecendo Redes Culturais. A atividade, que reuniu pessoas com interesse em oficinas com temas voltados para a cultura, projetos e políticas culturais, teve como sede o Centro de Artes e Esportes Unificados de Toledo (CEU das Artes), disponibilizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Toledo. O Fortalecendo Redes Culturais é projeto financiado pelo IFCD (International Fund for Cultural Diversity), da UNESCO, em parceria com o CEBRAP.
As atividades aconteceram entre os dias 5 a 14 de novembro de 2018, referente a primeira etapa do curso no CEU, e as atividades do mapeamento cultural foram entre os dias 19 de novembro a 19 de dezembro e terão seus resultados apresentados no próximo sábado (9) de Fevereiro, às 19h no auditório Acary de Oliveira, anexo a Prefeitura. Os participantes vão receber certificados pelo projeto. A Secretaria de Cultura fomenta o evento que deverá ter uma proposta de trabalho que reúne artistas, agentes, grupos e segmentos culturais de Toledo.
Durante o projeto Fortalecendo Redes Culturais, os trabalhos foram voltados em duas vertentes; “Cultura, gestão e projetos culturais” e “Mapeamento Cultural”. O mapeamento contou com a identificação de artistas, agentes, produtores e fazedores de cultura em Toledo. Ao todo, foram classificadas mais de 200 iniciativas culturais foram mapeadas pelos “Multiplicadores Culturais”.
Essas iniciativas contemplam músicos, artistas plásticos, atores, equipamentos públicos, produtores culturais, entre outros. Após toda a finalização do projeto o mapeamento cultural ficará disponibilizado no site www.redesculturais.org.br.
Durante a formação, o representante do MinC - Ministério da Cultura, Lenon Rodrigues, esteve presente para acompanhar as atividades, desenvolvidas no CEU das Artes.
Uma das participantes como “Multiplicador Cultural” é a Isabela Olsen. Ela conta que esta foi uma oportunidade única para ter a possibilidade de participar de um curso profissionalizante de forma gratuita na área gestão e produção cultural.
“Com muito fôlego, entrevistamos mais de 240 pessoas, que possuem algum vínculo sociocultural. Ficamos imensamente contentes com o resultado e junto de cada entrevistado, temos despertado para a necessidade de uma maior e mais qualificada articulação entre sociedade civil, o poder público e esferas do setor privado no que tange ao desenvolvimento sociocultural em Toledo”, relata Isabela.
A multiplicadora aproveita para ressaltar que “todos juntos podemos dinamizar as linguagens artísticas e culturais, ampliar e consolidar importantes Políticas Públicas Culturais que só tende a trazer benefícios”.
O Secretário de Cultura de Toledo, Odemilson Elias dos Santos, reforça e avalia positivamente. “O projeto ressaltando que a cultura do nosso município sai fortalecida e que a Secretaria Municipal da Cultura estará sempre a disposição para apoiar projetos desta magnitude”, finaliza.
“Multiplicadores Culturais” de Toledo
Em Toledo, os agentes multiplicadores são Cristiane Candido; Fernanda Fetter, empresária, arte educadora; Isabela Olsen; Mariana Gouveia; Otávio Augusto. Outras pessoas também participaram como voluntários.
Fonte: Secom/Pref. de Toledo
Galeria de fotos
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Toledo é a 7ª cidade mais desenvolvida do País

Museu Paranaense tem nova diretora

MON abre normalmente no feriado de Carnaval

Pontos de Cultura rurais serão selecionados para encontro

Brasil discute estratégias para ampliar produção conjunta com países de língua portuguesa

Santa Helena estende oficinas de ballet e violão aos distritos

Prefeitura rondonense faz parcerias para aulas de teatro, circo e coral

Entre Rios do Oeste inicia na quinta-feira inscrições para projetos culturais

Exposição do Museu Paranaense sobre Vladimir Kozák vai para Mato Grosso do Sul

Rondonenses podem se inscrever em Escola de Artes

Mais Destaques

Estado

Exportações paranaenses de caminhões crescem 244% em janeiro

Economia

Número de empresas abertas no Paraná cresce 14% em janeiro

Moda

Estilo Sensual/Sexy

Esporte

Palotina e Santa Helena estarão na Copa Integração

Gente X Poder

Cidade melhor para se viver

Cidade

Comissão Intersetorial discute Educação Ambiental

Segurança

PRF e Denarc apreendem 34 pistolas e 2.300 munições no oeste paranaense

Política

Bolsonaro nomeia militares na Itaipu

"18 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)