Cidade

Curso de Medicina de Toledo arrecada mais de uma tonelada de alimentos em trote solidário

Bruna Bertoldi Gonçalves | 09/02/2019 - 07:00

Curso de Medicina de Toledo arrecada mais de uma tonelada de alimentos em trote solidário

Na semana de recepção aos novos alunos do curso de Medicina do Campus Toledo, um dia é reservado integralmente para o trote solidário. A ação que envolveu cerca de 70 calouros e veteranos foi realizada na última terça-feira, 5, e resultou na arrecadação de 1.347kg de alimentos para instituições da cidade.

“Consideramos uma iniciativa fantástica dos alunos. O curso de Medicina de Toledo interage de forma muito próxima com a comunidade da cidade e é muito gratificante que os alunos se familiarizem e se envolvam com essa proposta desde os primeiros semestres da graduação”, afirma a diretora do campus, professora Cristina de Oliveira Rodrigues. O trote solidário é realizado há três anos, desde a primeira turma do curso.

No dia do trote, os alimentos foram entregues por alunos à Fazenda da Esperança, casa de recuperação de dependentes químicos, e ao Hospital Bom Jesus, entidade filantrópica de Toledo. Arroz, macarrão, óleo, feijão e leite (312 litros) foram os principais itens angariados.

De acordo com o Centro Acadêmico de Medicina de Toledo (CAMT), a tradição que acontece no início de cada semestre inclui, ainda, a entrega de um pacote de fraldas geriátricas no primeiro dia de aula. As peças arrecadadas terão como destino um lar de idosos do município. A entidade estudantil informa também que foram preenchidas vinte senhas do banco de sangue da cidade para a doação e cadastro como doador de medula. A maioria das doações foi feita por calouros. A ação foi desenvolvida em parceria com a Associação Atlética Acadêmica de Medicina de Toledo (AAAMT).

Além do trote, a programação da semana de recepção aos calouros – que segue até a próxima sexta-feira, 8 – conta com ações de acolhimento aos novos estudantes, com explanação do projeto pedagógico e das diretrizes curriculares, apresentação de servidores e repasse de orientações gerais sobre o curso e sobre auxílios que a Universidade oferece. “Na segunda-feira, tivemos um ato de abertura do semestre – os pais dos calouros também foram convidados – com uma palestra sobre o curso, seguida por outra ministrada pelo doutor Luiz Donaduzzi intitulada ‘Biopark: um modelo de inovação em saúde e qualidade’”, informa Cristina. Donaduzzi é farmacêutico e proprietário de uma indústria nacional no ramo.

Os calouros puderam participar de uma capacitação para as metodologias de ensino usadas no campus. O módulo “Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem” foi ministrado nos dias 6 e 7 de fevereiro pelo vice-diretor do Setor de Ciências da Saúde da UFPR, professor Edison Luiz Almeida Tizzot, e pela coordenadora do curso de Medicina em Curitiba, professora Marta Francis Benevides Rehme.

A programação completa para os calouros de Toledo e as atividades de recepção dos estudantes dos outros períodos estão disponíveis aqui.

Galeria de fotos
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cidade'

novo site

Livro resgata visão de futuro e trajetória de Willy Barth.

O Brasil recicla menos de 15% dos resíduos industriais e domésticos, orgânicos e não orgânicos.

Construção da sede da APAC em Toledo esta acelerada

Nota de esclarecimento sobre ajuizamento de ação civil pública pelo ministério público em razão da o

NOTA PÚBLICA EM REFERÊNCIA A PROPOSITURA DE AÇÃO CÍVIL POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA DO MINISTÉRIO

DR. Sandres Sponholz fala sobre o pedido de improbidade do ex-prefeito Beto Lunitti e do atual Lúcio

Edital N° 01/2019

Município de Toledo assina TAC para criação de Coordenação de Defesa e Proteção Animal

Bazar aquece as vendas para o dia das mães em Toledo

Mais Destaques
"Já foram 19 milhões que acessaram o site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)