Cidade

Rotary vai estimular leitura e discutir adoção através de concurso

| 11/02/2019 - 19:18

A prevenção da gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis, paternidade e maternidade responsáveis e adoção fazem parte do tema central do projeto Literalmente Amar, que está sendo desenvolvido pelo Rotary Toledo Pioneiro e que deverá premiar um estudante e seu respectivo professor com uma viagem para Portugal, com todas as despesas pagas. O projeto será levado aos alunos do primeiro ano do ensino médio das escolas estaduais e particulares de Toledo e tem como base o livro “O que levei para casa”, da psicopedagoga Cirlei Rossi dos Santos, atual presidente do Rotary Clube Toledo Pioneiro. Nesta semana, a presidente do clube de serviços reuniu-se com ex e futuros presidentes para finalizar os últimos detalhes do projeto, que deverá ser apresentado aos professores no começo do ano letivo de 2019.
“O Rotary nos apoiou na impressão do livro e agora vamos utilizá-lo para a implementação deste projeto, que certamente vai impactar muitas outras pessoas, conscientizando sobre paternidade e maternidade responsáveis, gravidez precoce e adoção. A partir do tema da adoção vamos trabalhar outros assuntos e também incentivar a leitura”, explica Cirlei, que cedeu os direitos autorais do livro para o Rotary. Com isso, toda a renda obtida na comercialização da publicação é destinada a projetos sociais do clube de serviços. Dos cerca de 3 mil livros impressos, 1 mil já foram comercializados.
A adesão dos estudantes e professores deverá ser espontânea. No primeiro semestre deste ano os alunos serão convidados a ler o livro “O que eu levei para casa” e posteriormente a responder a pergunta “Como amar uma criança”. Cada escola que aderir ao projeto receberá gratuitamente 20 exemplares do livro para a realização do trabalho. Os professores de literatura e língua portuguesa serão os motivadores dos alunos, mas cada um terá a liberdade para expressar a sua opinião, através do texto. Ele será avaliado na escola e posteriormente por uma comissão, que escolherá e premiará o melhor trabalho.
O projeto, que poderá ser estendido posteriormente a outros municípios, através da comunidade rotariana, pretende ampliar a reflexão dos adolescentes sobre a paternidade e maternidade responsáveis, pressupondo que estes serão pais e mães no futuro, criar consciência e desfazer eventuais preconceitos sobre o tema adoção, replicar o projeto para os demais municípios da região rotária 4640 (Oeste e Sudoeste do Paraná), já a partir da segunda edição, ser mais um estímulo à leitura nesta faixa etária, o que na maioria das vezes não faz parte da rotina dos jovens, e divulgar a história política e literária de Portugal nas escolas do município de Toledo. Vão participar da viagem o presidente do Rotary Toledo Pioneiro, o aluno premiado e seu respectivo professor.
A revelação do vencedor será em setembro, em reunião do Rotary Toledo Pioneiro, e a viagem será marcada para março de 2020. Eles vão conhecer a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, fundada 1537, a mais antiga biblioteca da língua portuguesa. O roteiro da viagem contará com um dia de aula sobre a história medieval e moderna de Portugal e visita a pontos turísticos do país.
O Rotary vai buscar na iniciativa privada os recursos necessários para a execução do projeto, incluindo a aquisição dos livros, que serão doados gratuitamente às escolas, a impressão das folhas padrão para a participação dos alunos no concurso e o custeio da viagem.
Fonte: Rotary
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cidade'

novo site

Livro resgata visão de futuro e trajetória de Willy Barth.

O Brasil recicla menos de 15% dos resíduos industriais e domésticos, orgânicos e não orgânicos.

Construção da sede da APAC em Toledo esta acelerada

Nota de esclarecimento sobre ajuizamento de ação civil pública pelo ministério público em razão da o

NOTA PÚBLICA EM REFERÊNCIA A PROPOSITURA DE AÇÃO CÍVIL POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA DO MINISTÉRIO

DR. Sandres Sponholz fala sobre o pedido de improbidade do ex-prefeito Beto Lunitti e do atual Lúcio

Edital N° 01/2019

Município de Toledo assina TAC para criação de Coordenação de Defesa e Proteção Animal

Bazar aquece as vendas para o dia das mães em Toledo

Mais Destaques
"Já foram 19 milhões que acessaram o site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)