Cidade

Rotary vai estimular leitura e discutir adoção através de concurso

| 11/02/2019 - 19:18

A prevenção da gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis, paternidade e maternidade responsáveis e adoção fazem parte do tema central do projeto Literalmente Amar, que está sendo desenvolvido pelo Rotary Toledo Pioneiro e que deverá premiar um estudante e seu respectivo professor com uma viagem para Portugal, com todas as despesas pagas. O projeto será levado aos alunos do primeiro ano do ensino médio das escolas estaduais e particulares de Toledo e tem como base o livro “O que levei para casa”, da psicopedagoga Cirlei Rossi dos Santos, atual presidente do Rotary Clube Toledo Pioneiro. Nesta semana, a presidente do clube de serviços reuniu-se com ex e futuros presidentes para finalizar os últimos detalhes do projeto, que deverá ser apresentado aos professores no começo do ano letivo de 2019.
“O Rotary nos apoiou na impressão do livro e agora vamos utilizá-lo para a implementação deste projeto, que certamente vai impactar muitas outras pessoas, conscientizando sobre paternidade e maternidade responsáveis, gravidez precoce e adoção. A partir do tema da adoção vamos trabalhar outros assuntos e também incentivar a leitura”, explica Cirlei, que cedeu os direitos autorais do livro para o Rotary. Com isso, toda a renda obtida na comercialização da publicação é destinada a projetos sociais do clube de serviços. Dos cerca de 3 mil livros impressos, 1 mil já foram comercializados.
A adesão dos estudantes e professores deverá ser espontânea. No primeiro semestre deste ano os alunos serão convidados a ler o livro “O que eu levei para casa” e posteriormente a responder a pergunta “Como amar uma criança”. Cada escola que aderir ao projeto receberá gratuitamente 20 exemplares do livro para a realização do trabalho. Os professores de literatura e língua portuguesa serão os motivadores dos alunos, mas cada um terá a liberdade para expressar a sua opinião, através do texto. Ele será avaliado na escola e posteriormente por uma comissão, que escolherá e premiará o melhor trabalho.
O projeto, que poderá ser estendido posteriormente a outros municípios, através da comunidade rotariana, pretende ampliar a reflexão dos adolescentes sobre a paternidade e maternidade responsáveis, pressupondo que estes serão pais e mães no futuro, criar consciência e desfazer eventuais preconceitos sobre o tema adoção, replicar o projeto para os demais municípios da região rotária 4640 (Oeste e Sudoeste do Paraná), já a partir da segunda edição, ser mais um estímulo à leitura nesta faixa etária, o que na maioria das vezes não faz parte da rotina dos jovens, e divulgar a história política e literária de Portugal nas escolas do município de Toledo. Vão participar da viagem o presidente do Rotary Toledo Pioneiro, o aluno premiado e seu respectivo professor.
A revelação do vencedor será em setembro, em reunião do Rotary Toledo Pioneiro, e a viagem será marcada para março de 2020. Eles vão conhecer a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, fundada 1537, a mais antiga biblioteca da língua portuguesa. O roteiro da viagem contará com um dia de aula sobre a história medieval e moderna de Portugal e visita a pontos turísticos do país.
O Rotary vai buscar na iniciativa privada os recursos necessários para a execução do projeto, incluindo a aquisição dos livros, que serão doados gratuitamente às escolas, a impressão das folhas padrão para a participação dos alunos no concurso e o custeio da viagem.
Fonte: Rotary
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cidade'

Seguem as obras do Centro Comunitário do Jardim Porto Alegre

Prefeitura convida servidores para assinatura de projetos de lei

Comissão Intersetorial discute Educação Ambiental

Centro Municipal Dalva Nogueira ganha brinquedoteca

Qualidade nos asfaltos do interior vem sendo reforçada

Balanço da administração mostra que receita cresce e despesa estabiliza

Prefeito cumpre agenda no Governo do Estado

Toledo foi sede de Assembleia dos Bispos do Paraná

Prefeitura inicia adequações em duas estradas rurais

Prefeitura de Toledo empossa 20 novos servidores públicos

Mais Destaques

Esporte

Palotina e Santa Helena estarão na Copa Integração

Economia

Número de empresas abertas no Paraná cresce 14% em janeiro

Moda

Estilo Sensual/Sexy

Geral

Ministério Público e entidades estaduais firmam Pacto pela Infância

Política

Bolsonaro nomeia militares na Itaipu

Segurança

PRF e Denarc apreendem 34 pistolas e 2.300 munições no oeste paranaense

Estado

Exportações paranaenses de caminhões crescem 244% em janeiro

Cultura

Toledo é a 7ª cidade mais desenvolvida do País

"18 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)