Cultura

Mapeamento identifica mais de 230 Iniciativas Culturais em Toledo

| 12/02/2019 - 15:15

O resultado do mapeamento realizado pelos Multiplicadores de Cultura em Toledo foi apresentado no úl

Como já dizia Aristóteles: “A arte imita a vida”. A arte, em si, é pautada, discutida e, por muitas vezes, questionada. A vida também de uma forma mais bruta e técnica. A natureza do “ser humano” o torna um ser político. A arte é usada como um meio estratégico para vencer as dificuldades impostas pela vida.
Nesse contexto, uma ação realizada em Toledo teve como objetivo identificar alguns movimentos culturais que agitam e mudam o contexto cultural da cidade. Em Toledo, por meio do projeto Fortalecendo Redes Culturais, foram identificados 237 artistas, agentes, produtores e realizadores culturais, representações de grupos e organizações diversas.
No município, a atividade reuniu pessoas com interesse em oficinas de temas voltados para a cultura, projetos e políticas culturais e teve como sede o Centro de Artes e Esportes Unificados de Toledo (CEU), disponibilizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Toledo. O Fortalecendo Redes Culturais é um projeto financiado pelo IFCD (International Fund for Cultural Diversity) da UNESCO em parceria com o CEBRAP.
Neste último sábado (9), no auditório da Acary de Oliveira, anexo a Prefeitura, foi realizado o encerramento do projeto. O evento contou com a presença dos pesquisadores que estão sendo financiados pelo Fundo de Diversidade Cultural da UNESCO, Ana Paula do Val e Danilo Oliveira, Vereadores Municipais, Secretários, Diretores e Coordenadores. Além da comunidade cultural da cidade.
Foram três meses para o desenvolvimento de todas as etapas. Em novembro de 2018 aconteceu a formação de 20 agentes culturais gratuitamente no CEU das Artes. Destes, cinco foram selecionados para a realização da segunda etapa que consistiu no “mapeamento cultural” do município. Basta clicar aqui para ter acesso a este mapeamento.
Durante o evento, os multiplicadores culturais do projeto fizeram o lançamento da “Rede de Cultura da cidade de Toledo”, onde uma série de propostas foram apresentadas para um maior desenvolvimento das políticas públicas culturais do município e do desenvolvimento das linguagens artísticas e agentes das esferas culturais e socioambientais.
A Multiplicadora Cultural, Isabela Olsen, destaca que será criado uma agenda de encontros culturais mensais. “Essa é uma proposta com diálogos temáticos e espaço para diversas exposições e apresentações artísticas da cidade e região, pois já estamos nos articulando com gestores da Rede Regional de Cultura, vinculada a Itaipu e que contempla cerca de vinte e nove municípios do Paraná, queremos democratizar e rechear o calendário de eventos do município, além de poder ampliar nossas Políticas Públicas Culturais e avançar ainda mais como cidade em referência cultural no estado do Paraná, aliando criatividade, desenvolvimento econômico, turístico e responsabilidade socioambiental”, explica.
A fim de firmar e continuar dando o suporte necessário, o Secretário de Cultura de Toledo, Odemilson Elias dos Santos, informa que este é um projeto que revoluciona o jeito de se pensar cultura. “Este é um projeto com amplas ideias, que deve ser discutido diariamente. Com essa ação, o meio cultural em Toledo se reforça e se molda aos grandes centros culturais do Brasil. Somos referência em várias áreas culturais e pretendemos dar o auxílio possível para esses agentes”, salienta.
“Multiplicadores Culturais” de Toledo
Os agentes multiplicadores do município são Cristiane Candido; Fernanda Fetter, empresária, arte educadora; Isabela Olsen; Mariana Gouveia; Otávio Augusto.
Fonte: Secom/Pref. de Toledo
Galeria de fotos
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Toledo é a 7ª cidade mais desenvolvida do País

Museu Paranaense tem nova diretora

MON abre normalmente no feriado de Carnaval

Pontos de Cultura rurais serão selecionados para encontro

Brasil discute estratégias para ampliar produção conjunta com países de língua portuguesa

Santa Helena estende oficinas de ballet e violão aos distritos

Prefeitura rondonense faz parcerias para aulas de teatro, circo e coral

Entre Rios do Oeste inicia na quinta-feira inscrições para projetos culturais

Exposição do Museu Paranaense sobre Vladimir Kozák vai para Mato Grosso do Sul

Rondonenses podem se inscrever em Escola de Artes

Mais Destaques

Moda

Estilo Sensual/Sexy

Política

Bolsonaro nomeia militares na Itaipu

Gente X Poder

Cidade melhor para se viver

Economia

Número de empresas abertas no Paraná cresce 14% em janeiro

Segurança

PRF e Denarc apreendem 34 pistolas e 2.300 munições no oeste paranaense

Estado

Exportações paranaenses de caminhões crescem 244% em janeiro

Cidade

Comissão Intersetorial discute Educação Ambiental

Geral

Ministério Público e entidades estaduais firmam Pacto pela Infância

"18 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)