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O que são os alimentos funcionais e para que servem

Rosangela Silva | 22/02/2019 - 17:20

O que são os alimentos funcionais e para que servem

Tatiana Zanin Nutricionista
Os alimentos funcionais contêm substâncias ativas que beneficiam o organismo, ajudando, por isso, a abrandar a evolução de doenças como a diabetes ou o câncer e a promover a saúde. Além disso, os alimentos funcionais ajudam ainda a melhorar problemas de saúde, como a constipação intestinal, por exemplo.
Outro benefício de usar alimentos funcionais é ajudar a diminuir os gastos relacionados à assistência em saúde, como os remédios na farmácia, as consultas no médico ou exames médicos, por exemplo, porque estes alimentos fortalecem o organismo e dificultam o aparecimento das doenças. Alimentos funcionais
Outros alimentos funcionais
Lista de alimentos funcionais e para que servem
Os alimentos funcionais devem ser consumidos com o objetivo de melhorar a qualidade e a expectativa de vida das pessoas, pois devido às suas propriedades, reduzem o risco de doenças crônicas, como o câncer e a diabetes, por exemplo. Alguns alimentos funcionais podem ser:
• Sardinha, sementes de chia, nozes - são ricos em ômega 3, que ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares, combatem as inflamações e ajudam a melhorar as capacidades do cérebro.
• Tomate, goiaba, melancia - têm grandes quantidades de licopeno, um antioxidante que ajuda a baixar o colesterol e a diminuir o risco de ter câncer na próstata.
• Iogurte, kefir - alimentos com probióticos, que são bactérias boas que regulam o intestino evitando a prisão de ventre e prevenindo o aparecimento de câncer no cólon.
• Milho, kiwi, abobrinha - ricos em luteína e zeaxantina, antioxidantes que evitam a degeneração macular e o aparecimento de cataratas.
• Chá verde, uva roxa, vinho tinto - são alimentos com catequinas que ajudam a prevenir vários tipos de câncer e a fortalecer o sistema imunológico.
• Milho, soja - têm fitosteróis que são substâncias que ajudam a baixar o colesterol e a reduzir o risco do aparecimento de doenças cardiovasculares.
• Farelo de cereais, maracujá, amêndoas com pele - alimentos ricos em fibras ajudam a regular o intestino diminuindo as chances de ter câncer no cólon.
Além disso, as fibras ajudam a reduzir o colesterol por diminuírem a absorção de gorduras, a controlar a diabetes porque evitam que o açúcar suba rapidamente no sangue e a combater a obesidade pois diminuem o apetite.
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