AgroGazeta

Paraná vê colheita de soja ultrapassar 50% da área

Faep | 27/02/2019 - 09:00

Paraná vê colheita de soja ultrapassar 50% da área

A colheita de soja da safra 2018/19 no Paraná já ultrapassa metade da área cultivada no Estado, com as lavouras apresentando alguma melhora de qualidade nos últimos dias, informou o Deral nesta terça-feira, em meio a recentes chuvas que têm compensado parte das perdas provocadas pela estiagem entre dezembro e janeiro.

Segundo o Departamento de Economia Rural (Deral), vinculado à Secretaria de Agricultura paranaense, até a véspera 51 por cento dos 5,4 milhões de hectares semeados com soja no Estado haviam sido colhidos, avanço de 9 pontos percentuais em uma semana e bem acima dos 27 por cento observados há um ano.

A colheita adiantada reflete um plantio antecipado, já que chuvas entre setembro e novembro garantiram boas condições para a semeadura da oleaginosa no Paraná.

A partir de dezembro, precipitações irregulares e altas temperaturas estressaram as plantações locais, e hoje o Deral vê uma safra 15 por cento menor em 2018/19, de 16,35 milhões de toneladas, o que levaria o Paraná a perder o posto de segundo maior produtor brasileiro de soja para o Rio Grande do Sul.

Embora o cenário dificilmente se altere muito, chuvas nos últimos dias trouxeram algum alento aos produtores paranaenses.

Conforme o Deral, agora são 72 por cento das lavouras em condição “boa” e 4 por cento em “ruim”, enquanto na semana anterior eram 67 e 5 por cento, respectivamente. Um ano atrás, nenhuma plantação estava classificada como “ruim” e 87 por cento figuravam como “boa”.

Dados do Agriculture Weather Dashboard, do Refinitiv Eikon, mostram que nos últimos 15 dias as chuvas ficaram acima da média para o período em praticamente todo o Paraná. Na porção sul do Estado chegou a chover até 38,5 milímetros mais do que o normal, enquanto no norte foram 25 milímetros superiores ao esperado.

Para as próximas duas semanas, a previsão também é de precipitações acima da média em todo o Estado, ainda segundo o Agriculture Weather Dashboard.

MILHO

O Deral informou ainda que a colheita de milho primeira safra chegou a 32 por cento da área, contra 10 por cento há um ano.

Já o plantio da segunda safra já atinge 73 por cento, bem acima dos 42 por cento de um ano atrás, conforme produtores tentam aproveitar a colheita adiantada da soja para semear o cereal dentro de uma boa janela de condições climáticas.

O órgão espera produção de 12,76 milhões de toneladas na segunda safra deste ano, volume 39 por cento maior na comparação com a temporada passada.

Para a primeira safra, a expectativa é de colheita de 3 milhões de toneladas.

    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'AgroGazeta'

China autoriza importação de gordura de porco do Brasil

Começa mais uma campanha de vacinação contra aftosa

Novo Zoneamento Agrícola de Risco Climático da Uva é publicado

Mais Destaques
"Já foram 19 milhões que acessaram o site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)