Cidade

DEPEN apreende armas artesanais, drogas e celulares na Cadeia de Toledo

Da Redação | 27/02/2019 - 18:35

Material ilícito encontrado no SECAT de Toledo (Foto: DEPEN)

De um modo geral no país, a nossa população carcerária é formada por pessoas que transgrediram as regras sociais e precisaram ser apartadas da sociedade, sendo encaminhadas para estabelecimentos prisionais, onde permanecem a disposição do Poder Judiciário e, se assim determinado pela autoridade competente, cumprem as penas a elas impostas. Esse contingente de pessoas forma uma massa de prisioneiros, que no Brasil ultrapassa 700 mil detentos. Como o Estado dispõe de pouco espaço para acondicionar o grande volume de presos, que cresce mais rápido do que o número de vagas ofertadas no sistema prisional, estes aproveitam a vulnerabilidade das estruturas onde estão acomodados, para, mesmo encarcerados, reincidir em crimes, burlando as normas de segurança.

Para investir contra essas iniciativas, as autoridades lançam mão de grupos especiais responsáveis pela contenção da população carcerária, buscando inibir as infrações cometidas no interior das cadeias, como a disputa territorial entre facções, a entrada de celulares, a confecção de armas improvisadas e a fabricação artesanal de bebidas alcoólicas, entre as tantas ilicitudes que precisam ser combatidas. No Paraná, o grupo responsável por essas ações é denominado SOE – Setor de Operações Especiais – e seus agentes estão presentes em pontos distintos do estado, a fim de resguardar todas as regiões, prestando apoio sempre que necessário aos agentes prisionais do DEPEN – Departamento Penitenciário do Estado.
Operação em Toledo
Buscando inibir as ações delituosas dos presos custodiados em Toledo, 23 Agentes Penitenciários do SOE estiveram na cidade na manhã desta quarta-feira (27/02) realizando uma operação especial no SECAT – Setor de Carceragem Temporária – instalado na 20ª Subdivisão de Polícia. A equipe constituída por Agentes Penitenciários que vieram das unidades de Cascavel e de Ponta Grossa fizeram uma revista minuciosa no interior da Cadeia Pública, que conta no momento com 162 detentos, entre homens e mulheres que aguardam julgamento pelos crimes cometidos.
Oito Agentes Carcerários que atuam em Toledo, somados a Agentes da Polícia Civil da 20ª SDP, também participaram da ação, comumente chamada de “pente fino”, que ocorreu das 7 às 11 horas e resultou na apreensão de diversos ilícitos encontrados dentro das celas. Foram descobertos e recolhidos, aparelhos de celular, carregadores, entorpecentes, armas artesanais e bebidas, conhecidas como “choca”, cujo teor alcoólico é obtido através da fermentação de alimentos, como arroz e cascas de frutas.
Todo o material retirado de posse dos detentos foi encaminhado para os procedimentos cabíveis e as apurações decorrentes da operação poderão identificar os responsáveis pelas práticas delituosas e imputar a eles sanções disciplinares. O suporte oferecido pelo SOE está vinculado à Divisão de Operações de Segurança (DOS), do DEPEN, e dá grande contribuição para a manutenção da segurança nos Distritos Policiais. Esse trabalho vem sendo desenvolvido de maneira contínua em várias unidades do estado e recentemente ações como a realizada em Toledo, também foram desencadeadas em outras cadeias da região, como Palotina, São Miguel do Iguaçu e Foz do Iguaçu.
Jornalista Fernando Baldi Braga
Galeria de fotos
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cidade'

novo site

Livro resgata visão de futuro e trajetória de Willy Barth.

O Brasil recicla menos de 15% dos resíduos industriais e domésticos, orgânicos e não orgânicos.

Construção da sede da APAC em Toledo esta acelerada

Nota de esclarecimento sobre ajuizamento de ação civil pública pelo ministério público em razão da o

NOTA PÚBLICA EM REFERÊNCIA A PROPOSITURA DE AÇÃO CÍVIL POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA DO MINISTÉRIO

DR. Sandres Sponholz fala sobre o pedido de improbidade do ex-prefeito Beto Lunitti e do atual Lúcio

Edital N° 01/2019

Município de Toledo assina TAC para criação de Coordenação de Defesa e Proteção Animal

Bazar aquece as vendas para o dia das mães em Toledo

Mais Destaques
"Já foram 19 milhões que acessaram o site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)