Esporte

Campeão mundial japonês visita projeto paranaense de judô

| 11/03/2019 - 17:10

Karla Kuehns, Hirotaka Okada e Saimon Magalhães com as crianças que recepcionaram o sensei na escola

Por meio de uma iniciativa do governo do Japão, Sport For Tomorrow (SFT), Instituto Kodokan do Brasil (IKB) e Federação Paranaense de Judô (FPrJ), recentemente o sensei Hirotaka Okada visitou a escola municipal Otto Bracarense Costa, na periferia de Curitiba. O professor japonês é mestre especialista em treinamento de judô, técnico da equipe principal da Faculdade de Educação Física da Universidade de Tsukuba (Japão) e professor da equipe infantil da cidade de Tsukuba.
Os pequenos judocas deram início ao encontro com uma apresentação preparada especialmente para o mestre japonês, que foi muito elogiada pelo visitante. Durante a conversa com as crianças, o professor kodansha exaltou diversas vezes a metodologia de ensino utilizada pelo sensei Saimon, afirmando nunca ter visto nada igual, nem mesmo em seu país de origem. “A forma como o professor apresentou o mae-ukemi (técnica de queda frontal), o zenpoo-kaiten (rolamento para frente) e o ushiro-ukemi (queda para trás) revelou um método de ensino sensacional”, afirma Okada.
O bicampeão mundial e medalhista olímpico japonês acredita que, a partir do momento em que o grupo já está realizando os movimentos de forma perfeita dentro das técnicas, o progresso na aprendizagem será enorme. Além disso, não poupou elogios ao comportamento das crianças, que permaneceram em silêncio do início ao fim do encontro. Para ele, esse é um ponto positivo que não se tem visto ultimamente. Ao fim, parabenizou o professor e os alunos brasileiros, desejando que continuem dedicando-se muito ao judô.
O professor Saimon Magalhães de Souza, que ministra as aulas de judô na escola municipal da Cidade Industrial de Curitiba, explica que o trabalho teve início em 2013 com uma turma de 15 alunos. Seis anos depois, são aproximadamente 260 as crianças praticantes de judô. Para ele, a visita de Okada foi como a realização de um sonho.
“Contar com a presença do professor Okada significa muito para nós, pois a sementinha que plantamos anos atrás agora está podendo finalmente florescer. Ter uma pessoa como ele visitando nosso pequeno e singelo dojô dentro de uma escola pública na periferia de Curitiba, para mim, é motivo de imensa satisfação e alegria”, diz Magalhães.
Diretora da escola municipal Otto Bracarense Costa, Karla Kuehns, expressa felicidade pela iniciativa de Okada. A instituição é a única escola pública da capital paranaense que oferece aulas de judô aos alunos. Consequentemente, é a mais procurada da região, tendo uma lista de espera com mais de 180 crianças.
“Okada ficou encantado com a didática do professor Saimon. A visita foi espetacular, pois ele poderia ter ido a qualquer academia conceituada de Curitiba, mas preferiu vir a uma escola da região do CIC. Ficamos contentes em poder apresentar um judoca com um histórico tão relevante às nossas crianças, é como um incentivo”, explica Karla.
Fonte: Isabela Lemos
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Esporte'

LANÇADA TAÇA MAURO MAIORKI DE FUTEBOL SETE 2019

Corrida 24 Horas de Toledo recebe apoio do Biopark

Conjunto brasileiro estreia em Baku e segue para a Espanha

Copa Coamo começa sábado com 63 equipes na Regional Vale do Ivaí

Paratleta Cintya Oliveira sobre uma posição vira Top 5 no ranking mundial

Prefeito recebe o vice-campeão Paranaense Toledo Esporte Clube

Conheça o auxiliar de preparação física Jonh Vitor.

Circuito Ciclístico Itaipu será neste sábado (27). Inscrições estão abertas

Jogos Escolares Fase Municipal seguem até sexta-feira

Circuito Ciclístico Itaipu será neste sábado (27). Inscrições estão abertas

Mais Destaques
"Já foram 19 milhões que acessaram o site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)