Esporte

Campeão mundial japonês visita projeto paranaense de judô

| 11/03/2019 - 17:10

Karla Kuehns, Hirotaka Okada e Saimon Magalhães com as crianças que recepcionaram o sensei na escola

Por meio de uma iniciativa do governo do Japão, Sport For Tomorrow (SFT), Instituto Kodokan do Brasil (IKB) e Federação Paranaense de Judô (FPrJ), recentemente o sensei Hirotaka Okada visitou a escola municipal Otto Bracarense Costa, na periferia de Curitiba. O professor japonês é mestre especialista em treinamento de judô, técnico da equipe principal da Faculdade de Educação Física da Universidade de Tsukuba (Japão) e professor da equipe infantil da cidade de Tsukuba.
Os pequenos judocas deram início ao encontro com uma apresentação preparada especialmente para o mestre japonês, que foi muito elogiada pelo visitante. Durante a conversa com as crianças, o professor kodansha exaltou diversas vezes a metodologia de ensino utilizada pelo sensei Saimon, afirmando nunca ter visto nada igual, nem mesmo em seu país de origem. “A forma como o professor apresentou o mae-ukemi (técnica de queda frontal), o zenpoo-kaiten (rolamento para frente) e o ushiro-ukemi (queda para trás) revelou um método de ensino sensacional”, afirma Okada.
O bicampeão mundial e medalhista olímpico japonês acredita que, a partir do momento em que o grupo já está realizando os movimentos de forma perfeita dentro das técnicas, o progresso na aprendizagem será enorme. Além disso, não poupou elogios ao comportamento das crianças, que permaneceram em silêncio do início ao fim do encontro. Para ele, esse é um ponto positivo que não se tem visto ultimamente. Ao fim, parabenizou o professor e os alunos brasileiros, desejando que continuem dedicando-se muito ao judô.
O professor Saimon Magalhães de Souza, que ministra as aulas de judô na escola municipal da Cidade Industrial de Curitiba, explica que o trabalho teve início em 2013 com uma turma de 15 alunos. Seis anos depois, são aproximadamente 260 as crianças praticantes de judô. Para ele, a visita de Okada foi como a realização de um sonho.
“Contar com a presença do professor Okada significa muito para nós, pois a sementinha que plantamos anos atrás agora está podendo finalmente florescer. Ter uma pessoa como ele visitando nosso pequeno e singelo dojô dentro de uma escola pública na periferia de Curitiba, para mim, é motivo de imensa satisfação e alegria”, diz Magalhães.
Diretora da escola municipal Otto Bracarense Costa, Karla Kuehns, expressa felicidade pela iniciativa de Okada. A instituição é a única escola pública da capital paranaense que oferece aulas de judô aos alunos. Consequentemente, é a mais procurada da região, tendo uma lista de espera com mais de 180 crianças.
“Okada ficou encantado com a didática do professor Saimon. A visita foi espetacular, pois ele poderia ter ido a qualquer academia conceituada de Curitiba, mas preferiu vir a uma escola da região do CIC. Ficamos contentes em poder apresentar um judoca com um histórico tão relevante às nossas crianças, é como um incentivo”, explica Karla.
Fonte: Isabela Lemos
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Esporte'

No clima olímpico, Gabriel Medina inicia preparação no Time Brasil

Dia 27 de abril começa a Copa Coamo 2019

Governador recebe Pelé e lança campanha de incentivo ao esporte

Alpinista divulga escalada como esporte olímpico em Projeto Everest 2019

Fpv bate recorde de participantes na temporada 2019

Atletas do taekwondo do Paraná no Combat Games

Governo do Paraná lança campanha “Imposto Amigo do Esporte”

Campeão mundial japonês visita projeto paranaense de judô

Abertas as inscrições para gestores do Talento Olímpico do Paraná

Quatro Pontes abre inscrições para Municipal de Futsal

Mais Destaques
"18 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)