AgroGazeta

Importância da agricultura de precisão para países menores

| 12/03/2019 - 18:50

O diretor do Conselho Nacional de Pesquisas Agrícolas e Florestais (CONIAF), Juan Chávez, afirmou que, com a implementação de modelos de agricultura e pecuária de precisão, a República Dominicana poderia dobrar a produção agrícola nos próximos 10 anos. O funcionário disse que hoje o setor agrícola é altamente influenciado por uma infinidade de novas tecnologias, e que a automação é a base para o desenvolvimento de fazendas e rebanhos eficientes, altamente produtivos e sustentáveis.
“Com a implementação de modelos de gestão baseados em agricultura de precisão e pecuária, espera-se que a produtividade dobre nos próximos 10 anos, aumentando a produção em 50%, reduzindo os custos de insumos em 40% e, simultaneamente, melhorando sustentabilidade ambiental “, enfatizou.
Após a apresentação do trabalho “Rumo a modelos agrícolas e pecuários precisos e adequados à República Dominicana”, Chávez assegurou que, com as aplicações tecnológicas disponíveis no mercado dominicano, poderia desenvolver modelos agrícolas e pecuários precisos e adequados às condições locais. Ele disse que “há uma revolução no momento que está trazendo mundos tão distantes com a tecnologia da informação e gerenciamento massivo de dados, e que esta revolução nos dados chegou à agricultura”.
Entre as vantagens do modelo de agricultura e pecuária de precisão, o diretor da CONIAF destacou a melhoria da produtividade, redução do uso de insumos, eficiência no tratamento fitossanitário, determinação do melhor momento para a colheita. Além disso, melhora da rastreabilidade dos alimentos, uso e manejo do seguro de agrotóxicos, prevenção de danos às culturas e animais, redução de danos ao meio ambiente, melhoria do sistema de inocuidade dos alimentos, qualidade dos produtos, produtividade, competitividade, entre outros.
Fonte: Leonardo Gottems/Agrolink
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'AgroGazeta'

China autoriza importação de gordura de porco do Brasil

Começa mais uma campanha de vacinação contra aftosa

Novo Zoneamento Agrícola de Risco Climático da Uva é publicado

Mais Destaques
"Já foram 19 milhões que acessaram o site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)