Cultura

Encontro dos Pioneiros de Toledo chega a 32ª edição

| 14/03/2019 - 15:35

Encontro dos Pioneiros de Toledo chega a 32ª edição

A Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria da Cultura e Museu Histórico Willy Barth convida as famílias pioneiras do Município para participar do 32º Encontro dos Pioneiros de Toledo. O evento será realizado no Toledo Futebol Clube (Toledão) no dia 27 de Março a partir das 9h. Serão realizadas diversas atividades para homenagear aqueles que contribuíram na construção da nossa cidade.
Está prevista a participação de mais de 800 pessoas pertencentes às mais de 600 famílias pioneiras cadastradas no Museu Histórico Willy Barth. Tratam-se de descendentes de jovens e adultos que chegaram em Toledo entre os anos de 1946 e 1954. Eles terão um reencontro em um momento de festa, em que poderão conversar e relembrar os tempos antigos da colonização de Toledo.
O Coordenador do evento e servidor público do Museu Histórico Willy Barth, Anésio José Vitto, relata que os pioneiros desbravadores enfrentaram com coragem muitas dificuldades para iniciar a cidade em que hoje moramos. “Eles tiveram falta de alimentos, abriram estradas por matas fechadas e assim traçaram o rumo de Toledo. Por isso o evento é um agradecimento do Município a essas famílias, para retribuir o que eles edificaram”, declara Anésio.
Os convites poderão ser retirados pelas famílias a partir desta sexta-feira (15) no Museu Histórico, localizado na Rua Guarani, 3843, Vila Becker. A participação é reservada apenas para as famílias pioneiras cadastradas no Museu Histórico Willy Barth.
“É uma enorme responsabilidade e satisfação estar à frente da Secretaria que promoverá este grande encontro de integração e confraternização entre os Povos que construíram a história de Toledo. Aos pioneiros nosso muito obrigado”, afirma o Secretário de Cultura Odemilson Elias dos Santos.
Data Histórica
O Encontro dos Pioneiros de Toledo é um evento de celebração do Dia do Pioneiro, comemorado no dia 27 de março. A data comemorativa foi instituída pela Lei Nº 1.476 datada de 23 de dezembro de 1988, que inicialmente marcava o Dia do Pioneiro na última sexta-feira anterior ao dia 14 de dezembro, data de comemoração do aniversário da cidade. Posteriormente, a Lei Nº 1.804 de 19/09/1997, alterou oficialmente para 27 de março, que permanece até hoje.
Programação do 32º Encontro dos Pioneiros de Toledo
9h - Recepção e Acolhimento
11h - Ato Solene
11h20 - Benção e Ação de Graças
11h45 - Almoço
13h30 - Matinê
16h - Encerramento
O Clube Toledão localiza-se na Rua Raimundo Leonardi, 938 - Centro
Mais informações pelo telefone: 3277-1328
Fonte: Secom/Pref. de Toledo
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Atrações e celebrações de crenças atraem turistas ao Paraná

Saiu edital de ocupação do Teatro José Maria Santos

Inscrições para a Semana de Museus se encerram no domingo

Escritor Ignácio de Loyola Brandão é o novo imortal da ABL

Encontro dos Pioneiros de Toledo chega a 32ª edição

Sérgio Rodrigues abre a temporada 2019 do projeto “Um Escritor na Biblioteca”

A trajetória de Ida Hannemann de Campos; uma homenagem à artista

Museu Casa Alfredo Andersen abre inscrições para 13 cursos de arte

Dia Internacional da Síndrome de Down acontece neste domingo

Noite Cultural homenageou mulheres em Toledo

Mais Destaques
"18 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)