AgroGazeta

Espécies de abelhas e sua preservação foi tema de palestra com estudantes em Marechal Cândido Rondon

| 18/04/2019 - 18:00

Espécies de abelhas e sua preservação foi tema de palestra com estudantes em Marechal Cândido Rondon

Bom para ser utilizado na culinária, para remédios, para cremes, bebidas, e muitas outras finalidades. O mel e suas propriedades, tipos de abelhas, preservação do ecossistema e outros detalhes foram pauta de palestra proferida pelo técnico em meio ambiente da Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná (Biolabore), Ângelo Daniel Valoto com alunos do 4º ano da Escola Municipal Erico Verissimo de Marechal Cândido Rondon. Um projeto sobre abelhas é desenvolvido pela professora Marlice Rosani Przygodda Gundt e, dentre os objetivos está a valorização do trabalho coletivo e convívio social.

“A reflexão a partir de uma vivência prática faz com que os alunos reflitam, conheçam e, principalmente, mudem suas ações para melhor convívio social”, observa Valoto. O projeto enfoca a valorização do trabalho coletivo com o princípio de aprender fazendo. Os trabalhos caracterizam-se pela vivência coletiva de situações concretas e significativas, segundo o técnico da Biolabore.

Na conversa com os alunos foram desenvolvidos vários temas como: a diferença entre espécies de abelhas nativas (meliponídeos) e africanizada (Apis Melifera). As que são mais comuns na região oeste do Paraná, o cuidado e a preservação, o uso de químicos agrícolas, a importância das abelhas na alimentação humana de cada dia entre outros assuntos. “A conversa com os alunos levou à reflexão sobre o cuidado e necessidade de preservar as espécies fascinantes e espetaculares que compõem nosso ambiente”, disse Valoto.

O sabor do mel, aroma e cor também podem variar de acordo com as floradas, definidas a partir do tipo de flor que a abelha coleta o néctar para a produção. Alguns benefícios podem ser mais fortes em determinados tipos do que em outros, o que parte do contexto geral de espécies, clima e qualidade do alimento disponibilizado às abelhas.

Fonte: Assessoria

    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'AgroGazeta'

China autoriza importação de gordura de porco do Brasil

Começa mais uma campanha de vacinação contra aftosa

Novo Zoneamento Agrícola de Risco Climático da Uva é publicado

Mais Destaques
"Já foram 19 milhões que acessaram o site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)