Regional

Tecpar trabalha para se tornar grande polo de inovação

| 22/04/2019 - 14:25

Tecpar trabalha para se tornar grande polo de inovação

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) completa 100 dias da nova gestão em sintonia com as diretrizes do Governo do Estado – transformar o Paraná no estado mais moderno do país. Para isso, o instituto iniciou seu processo de reestruturação e caminha para se tornar um grande polo de inovação e desenvolvimento de novas tecnologias nas áreas de energias renováveis e agrotech.

O diretor-presidente do Tecpar, Fábio Cammarota, afirma que as novas estratégias de atuação e de atração de novos negócios já estão sendo implantadas, em parceria com os demais atores que constituem o ecossistema de inovação tecnológica no Estado.

Entre as metas elencadas pelo diretor-presidente estão a ampliação da capacidade produtiva da vacina antirrábica, a retomada de projetos na produção de antígenos e a implantação da fazenda inteligente (Smart Farm). Também está em andamento a adequação e modernização da estrutura organizacional, com a valorização dos colaboradores, fomento à pesquisa e redesenho de metodologias de trabalho.

ECONOMIA - As primeiras ações priorizaram atender ao decreto estadual 515/2019, que dispõe sobre a reavaliação e a renegociação dos contratos em vigor e licitações em curso. Com foco na contenção e redução de despesas, a diretoria executiva encabeçou uma força-tarefa em todas as divisões do instituto para a coleta e análise de informações sobre receitas e gastos.

NOVOS PROJETOS - O uso de tecnologias inovadoras voltadas ao agronegócio e à agricultura familiar é uma das novas ações em andamento. No início deste mês, a diretoria executiva do instituto, a Prefeitura de Araucária e o Sebrae-PR assinaram um protocolo de intenções referente à implantação de um projeto experimental para a exploração do conceito de fazenda inteligente (Smart Farm) aplicado à agricultura familiar.

Para promover o desenvolvimento de ideias inovadoras e startups, o Tecpar está implantando um projeto de living lab (laboratório vivo), que vai transformar o Câmpus CIC em um ecossistema de inovação aberto para testar ideias de serviços ou produtos tecnológicos, comprovando sua eficiência ou permitindo verificar possíveis falhas.

Na área de energias renováveis, o instituto estuda propostas para fazer parte da cadeia produtiva de biocombustíveis, entre elas uma usina de biogás com a utilização de dejetos animais das atividades da suinocultura e avicultura, que será implantada em Toledo.

ATRAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS - Em pouco tempo, a estratégia para o reposicionamento do Tecpar no mercado e conquista de novos negócios atraiu outras instituições interessadas em parcerias.

Uma delas é Fundação Getúlio Vargas (FGV), que buscou uma aproximação com o instituto para mapear possíveis parcerias ao projeto HUB Cidades. A plataforma de inovação será criada junto com o Ministério do Desenvolvimento Regional com o objetivo de identificar, articular e fomentar iniciativas de aperfeiçoamento de serviços públicos para as cidades brasileiras.

Com o apoio da Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná (CCIBJ), o Tecpar vai contribuir para a formulação de um programa estadual para o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do bambu no Paraná. A proposta está sendo elaborada com representantes de órgãos estaduais e organizações da sociedade civil.

RECONHECIMENTO - A valorização do time de colaboradores foi outra medida importante, fortalecida nos 100 primeiros dias desta gestão. Foram instituídas ações de estímulo ao voluntariado, à união, ao espírito colaborativo e promoção à cultura de inovação, além das reuniões estratégicas com gerentes das unidades de negócio e das áreas de apoio para receber sugestões e falar sobre as ações planejadas ou em andamento.

PESQUISA E INOVAÇÃO - Na área de pesquisa as ações são reforçadas com abertura de chamadas para novas linhas de estudo. Em fevereiro foi criado o conselho técnico-científico para direcionar os projetos na área de sistemas e computação. Atualmente o Tecpar conta com 15 grupos de pesquisa ativos.

Fonte: Assessoria Tecpar

    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Regional'

Gaeco prende quatro investigadores e um agente de carceragem

Chefe de gabinete da prefeitura é preso pelo Gaeco recebendo dinheiro de empresário

Sistema Fiep premiará ações que contribuem para uma educação de qualidade

Prefeitura apoia projeto do IFPR que levará planetário às escolas

Grande público marcam abertura da Copa Coamo 2019

Inadimplência das empresas teve a menor alta em 18 meses

Empresa incubada no PTI cria aquecedores sustentáveis para aviários da região

Governo do PR repassa informações erradas para a imprensa sobre a data-b

Nova ponte em Foz vai reforçar o comércio entre Paraná e Paraguai

Dois prefeitos lindeiros vencem Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Mais Destaques
"Já foram 19 milhões que acessaram o site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)