AgroGazeta

Ministro do Meio Ambiente discute cooperação em saneamento rural com a Embrapa

Edilson Fragalle (MTB 21.837/SP) Embrapa Instrumentação | 25/04/2019 - 13:40

Ministro do Meio Ambiente discute cooperação em saneamento rural com a Embrapa

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles discutiu, nesta terça-feira (23), em Brasília, a possibilidade de uma cooperação técnica com a Embrapa para a execução de um plano em saneamento básico rural. A proposta foi fruto de uma reunião com o chefe-geral da Embrapa Instrumentação (São Carlos, SP) João Naime, e com o pesquisador Wilson Tadeu Lopes da Silva.

O trabalho desenvolvido com tecnologias sociais – como o Jardim Filtrante e o Clorador Embrapa - para saneamento rural e áreas isoladas foi mostrado em detalhes, bem como a mobilização social e os principais resultados obtidos, principalmente, com a implantação de cerca de 12 mil unidades da Fossa Séptica Biodigestora desde 2001 em diferentes partes do Brasil.

“O ministro imediatamente chamou o secretário de Qualidade Ambiental do MMA, André Luiz França, pois vislumbrou a possibilidade de aplicar a tecnologia da Embrapa em áreas isoladas da Região Nordeste, contribuindo não somente com o meio ambiente, mas também para o turismo”, explica João Naime.

“Discutimos também a possibilidade de apoiar o Ministério do Meio Ambiente na elaboração de um edital para aplicar as tecnologias de saneamento rural para essas áreas isoladas, inclusive, com a equipe técnica do MMA, logo após a reunião com o ministro”, acrescenta Wilson Tadeu - líder das pesquisas nessa temática.

“Estamos trabalhando para transformar as tecnologias em políticas públicas (a Fossa Séptica Biodigestora já integra o Programa Nacional de Habitação Rural) e acreditamos que, com o apoio do Ministério do Meio Ambiente, teremos mais força no sentido de transformar e universalizar o saneamento básico rural em áreas isoladas do Brasil”, finaliza Wilson Tadeu.



    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'AgroGazeta'

China autoriza importação de gordura de porco do Brasil

Começa mais uma campanha de vacinação contra aftosa

Novo Zoneamento Agrícola de Risco Climático da Uva é publicado

Mais Destaques
"Já foram 19 milhões que acessaram o site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)