Geral

Transformação artesanal de banana é tema de curso na região Oeste do Paraná

| 25/04/2019 - 16:41

O curso em Ouro Verde do Oeste teve o apoio da Administração Municipal e foi desenvolvido dentro do

A banana é uma cultivar para a qual a região possui potencial de produção. A comercialização pode ser feita de forma in natura, ou transformada. Porém, para tanto é necessário agregar alguns elementos focados na comercialização, produção e confecção de receitas. Todas as partes do fruto podem ser utilizadas, caso da casca, e em diferentes estágios, inclusive a banana verde.
Parte destes conhecimentos foram compartilhados em um curso prático de transformação artesanal de alimentos desenvolvido em Ouro Verde do Oeste com agricultores, clube de mães, cozinheiras da rede municipal de ensino e nutricionista do município.
Segundo a tecnóloga em alimentos da Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná (Biolabore), Débora Guerino Boico, este tipo de produto pode ser comercializado com valor agregado e emprego de equipamentos que não demandam de grande investimento financeiro.
A orientação é para que os interessados busquem suporte do Serviço de Inspeção Municipal e Vigilância Sanitária. A Assistência Técnica e Extensão Rural - Ater, da Biolabore auxilia no trâmite de documentação com suporte para a legalização da atividade.
O curso
O curso em Ouro Verde do Oeste teve o apoio da Administração Municipal e foi desenvolvido dentro do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável da Itaipu Binacional.
Dentre o conteúdo esteve a produção de biomassa de banana verde, farinha de banana, bolos a base de casca de banana e bolo de banana sem gordura, bananada e doce pastoso com a utilização da polpa e uma parte da casca de banana.
O objetivo das atividades coletivas foi aprimorar conhecimentos dos agricultores e possibilitar alternativas para agregar valor aos produtos que estão disponíveis nas propriedades e que, muitas vezes não são aproveitados em sua totalidade.
Com base no conceito primário de produção, a confecção deste tipo de receitas exige criatividade em busca de novas ideias e soluções que atendam às demandas de mercado, com atenção aos atributos de qualidade como, cor, sabor, aparência, textura, higiene e embalagem, características que o diferenciem e tornem atrativo, como destaca a tecnóloga em alimentos, Débora Guerino Boico.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Geral'

Brasil pode barrar peste suína

Cientistas desenvolvem protocolo para testar resistência de couros de peixes

Embrapa lança plataforma e firma parcerias para impulsionar a agricultura digital

Contribuintes têm até hoje para entregar Imposto de Renda

Peste Suína x demanda por soja: Batalha deve durar anos e impactar preços

Agrotóxicos encurtam vida e mudam comportamento das abelhas

Bolsonaro extingue horário de verão

Educação divulga resultado da consulta sobre material didático

Transformação artesanal de banana é tema de curso na região Oeste do Paraná

Ministro do Meio Ambiente discute cooperação em saneamento rural com a Embrapa

Mais Destaques
"Já foram 19 milhões que acessaram o site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)