Cultura

Projeto quer sustentabilidade ambiental

| 22/05/2014 - 00:00

No Centro Unificado das Artes e dos Esportes (CEU), os visitantes foram recepcionados pelo prefeito do município Beto Lunitti, que apontou diversos avanços a partir das parcerias firmadas com a Itaipu Binacional. Acompanhado do superintendente de Gestão Ambiental de Itaipu Binacional , Jair Kotz, Beto explicou os trabalhos realizados visando a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável em Toledo. “Fizemos a adequação de estradas rurais, projetos grandiosos ligados a produção de energia a partir dos dejetos suínos e a promoção de eventos visando ampliar os conhecimentos sobre a educação ambiental, como por exemplo, o ‘Encontros e Caminhos – Expedição Rio Toledo’, que está em andamento no município”, disse.
A preocupação em tornar o passivo ambiental da suinocultura em algo rentável e que promova a geração de emprego, além de contribuir para a sucessão familiar nas propriedades, foi destacada pelo prefeito Beto. Segundo ele, Toledo está plantando uma semente que poderá ser extremamente lucrativa no futuro. Com a instalação do Condomínio de Agroenergia do Lajeado Grande, envolvendo 39 propriedades rurais, com os trabalhos de implantação já em andamento, o município terá potencial para produzir 4,6 mil metros cúbicos de biogás por dia. “Deixamos de lucrar aproximadamente R$ 50 milhões/ano por não aproveitar o biogás”, comentou Beto. O aproveitamento também trará ganhos ambientais. “Com um rebanho de suínos chegando em 600 mil animais, Toledo produz dejetos na mesma proporção que uma cidade com 2,4 milhões de habitantes”, reforçou o prefeito.
Programação
Em Toledo, o encontro foi focado na realização de oficinas visando a capacitação e reaplicação das técnicas do Cultivando Água Boa. Na quarta-feira (21) as ações concentram-se nos municípios de Ouro Verde do Oeste e São José das Palmeiras, sendo encerradas com um jantar em Santa Helena. Na quinta-feira (22) as atividades acontecem em Pato Bragado e Entre Rios do Oeste onde os guatemaltecos participaram do Pacto das Águas. Na sexta-feira (23) ocorrerão visitas a microbacias em Itaipulândia, Coleta Solidária em Santa Helena, do ‘Encontros e Caminhos’ em Missal e visita à comunidade indígena do Ocoy. Para o sábado (24) estão previstas diversas atividades em Foz do Iguaçu, entre elas a reunião de encerramento das ações e visitas ao Parque Nacional do Iguaçu e ao Ecomuseu.
A programação em Toledo e região visa continuar a troca de experiências iniciadas em encontros com os nove países íbero-americanos que se interessaram pelas técnicas de conservação e preservação da água desenvolvidas pela Itaipu, através do programa Cultivando Água Boa.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Projeto itinerante usa teatro para conscientizar crianças no trânsito

Balé Teatro Guaíra abre as comemorações dos 50 anos

Living Legends traz espetáculo internacional para Foz do Iguaçu

Atrações culturais vão movimentar o fim de semana em Toledo

Artistas e produtores analisam mudanças na Lei Rouanet

Aquário Municipal estará fechado na sexta-feira Santa e no domingo de Páscoa

Exposições do MON estão entre as mais visitadas do mundo

Crianças comemoram Dia do Livro Infantil em Novo Sarandi

“Museu em Ação” leva público recorde ao Ecomuseu

Foz do Iguaçu faz parte do circuito de estreia do filme Los Silencios

Mais Destaques
"Já foram 19 milhões que acessaram o site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)