Cultura

Expedição Rio Toledo contempla escola Carlos João Treis

| 24/05/2014 - 00:00

Mesmo com o tempo chuvoso, não houve espaço para preguiça dentro da Escola Municipal Carlos João Treis, na Vila Paulista. É que na quinta-feira (22) a instituição recebeu as atividades do ‘Encontros e Caminhos – Expedição Rio Toledo’. Esse foi o sexto encontro no município e contou com apresentações culturais e de educação ambiental e oficinas. As ações têm por objetivo conscientizar as crianças e adolescentes sobre a importância da preservação ambiental.
O evento representou ainda uma oportunidade para a Escola fomentar mais as ações de sustentabilidade que já são desenvolvidas. “Temos o projeto de cisterna, a horta saudável e a educação ambiental como um todo, que passa por todas as turmas, da pré-escola ao quinto ano, como forma de disciplina e transversalmente também. Nesse sentido, Encontros e Caminhos vem somar conhecimento às nossas crianças”, explicou a diretora da instituição, Andreia Ikeda.
Para a secretária de Comunicação Social e coordenadora geral do evento, Rosselane Giordani, a Expedição Rio Toledo tem transformado a rotina das crianças. “Esse evento surgiu de uma parceria entre a Prefeitura de Toledo, Itaipu Binacional e todos os municípios que constituem a Bacia do Paraná 3. No ano passado a gente realizou a Expedição do Rio São Francisco que foi a primeira etapa reunindo todos os municípios e agora estamos fazendo a Expedição Rio Toledo com o intuito de envolver todas as comunidades, por meio das escolas municipais, na conscientização ambiental”.
Camily Ferreira dos Santos, de 10 anos, é prova de como a Expedição Rio Toledo mexe com os alunos. “Eu achei bem legal, uma coisa diferente. Gostei também da dança dos palhaços”. Além disso, a aluna mostrou que apreendeu a lição. “Pra evitar a poluição eu não jogo lixo no chão e todo mundo deveria fazer isso”, comentou ela.
Programação
As atividades contaram com apresentações culturais, que incluíram músicas Andinas Napanga’s, músicas com Douglas Gonçalves (Gauchinho), Sonda Terapia do Som com Taças Tibetanas, Grupo de Circo Trupe Raios, Capoeira do Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) e Grupo de Dança do Jardim Europa. Além disso, foram realizadas apresentações teatrais com as peças ‘Tooentendendo a Bicharada’, da Secretaria de Meio Ambiente, e ‘Biodiversidade’, do Grupo Os Amadores Cia de Teatro, com direção de Márcio Franz (Formiga).
Paralelo as ações, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Proteção à Família (SMAS) desenvolveu as oficinas de Jardinagem, do Projeto Florir Toledo, e de Grafitagem. Também teve Oficina sobre o uso racional de plantas medicinais e alimentação saudável, da Secretaria de Saúde, Oficina de Educomunicação, da Secretaria de Comunicação Social de Toledo, e Oficinas pedagógicas de meio ambiente e cultura. Foi feita coleta de eletrônicos, oficina de poesia com Edy Braun e oficina de grafitagem em camisetas, com Neimar Proença.
O evento é promovido pela Prefeitura em parceria com a Itaipu Binacional com o intuito de promover o envolvimento das comunidades em ações de sustentabilidade. Conforme o representante da Itaipu, Elton José Deve, a programação do município está com grande envolvimento da comunidade. “Estou participando e percebo que todas as Secretarias estão envolvidas, assim como as comunidades. Faço uma avaliação excelente”.
A programação continua na segunda-feira, na escola municipal Olivo Beal, no Jardim Bressan, com apresentações culturais e oficinas.
Galeria de fotos
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Projeto itinerante usa teatro para conscientizar crianças no trânsito

Balé Teatro Guaíra abre as comemorações dos 50 anos

Living Legends traz espetáculo internacional para Foz do Iguaçu

Atrações culturais vão movimentar o fim de semana em Toledo

Artistas e produtores analisam mudanças na Lei Rouanet

Aquário Municipal estará fechado na sexta-feira Santa e no domingo de Páscoa

Exposições do MON estão entre as mais visitadas do mundo

Crianças comemoram Dia do Livro Infantil em Novo Sarandi

“Museu em Ação” leva público recorde ao Ecomuseu

Foz do Iguaçu faz parte do circuito de estreia do filme Los Silencios

Mais Destaques
"Já foram 19 milhões que acessaram o site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)