Cultura

Parceria com Renault vai restaurar Teatro Guaíra

| 27/05/2014 - 00:00

O governador Beto Richa anunciou nesta segunda-feira (26/05), em Curitiba, o início das obras de restauro dos auditórios do Teatro Guaíra, que serão executadas em parceria com a Renault do Brasil. “É um momento histórico para todos nós e uma alegria anunciar a primeira grande reforma do Guairão e Guairinha, uma necessidade de décadas”, disse Richa.
Richa destacou que a revitalização do Guaíra demonstra o compromisso deste governo com a cultura e a educação. “Teremos este espaço, que é um ícone cultural, completamente recuperado para oferecer mais segurança, conforto e comodidade não só para o público mas também para os artistas que aqui se apresentam”, disse o governador.
O anúncio foi feito durante solenidade no Guairão, o grande auditório, com as presenças do presidente da Renault, Olivier Murguet, do secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana, a diretora-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Monica Rischbieter e o vice-presidente da Renault do Brasil, Alain Tissier.
Richa enfatizou a participação da Renault na iniciativa. “Além de investir R$ 2 bilhões na unidade fabril, a empresa está presente também em outras áreas, com investimentos culturais, como é o caso deste projeto”, ressaltou o governador.
O presidente da Renault do Brasil disse que a parceria com o Governo do Paraná torna-se cada vez mais forte, graças ao diálogo com o poder público. “Somos uma empresa paranaense. Por isso, temos a obrigação de ter ações sociais e culturais de benefício das pessoas”, afirmou Olivier Murguet.
Murguet afirmou que a política adotada pela empresa é de estar presente em ações culturais e esportivas e também em projetos sociais. “É um grande orgulho para todos nós, da Renault, participarmos da restauração do Teatro Guaíra, que além de ser um símbolo de Curitiba e do Paraná é uma referência internacional na área cultural”, destacou ele.
GUAIRÃO E GUAIRINHA - Considerado um dos mais tradicionais teatros do país, o Guaíra passará por diversas etapas de restauro. O apoio da Renault será para os serviços da primeira fase do projeto de revitalização.
O auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão) receberá novos carpetes, cortinas e todas as poltronas serão reparadas, incluindo a troca de tecidos e recuperação da estrutura em madeira e das engrenagens, mantendo o mesmo padrão. Também serão trocadas as cortinas do auditório Salvador de Ferrante (Guairinha). Serão investidos cerca de R$ 2,8 milhões.
“Esta primeira etapa será entregue em dezembro de 2014, quando o Guairão completa 40 anos”, afirmou o secretário estadual da Cultura, Paulino Viapiana.”Nossos esforços agora são para viabilizar as demais etapas e esperamos continuar contando com o apoio da Renault para que em breve o Guaíra esteja totalmente restaurado”, disse.
Para a presidente do Teatro Guaíra, Mônica Rischbieter, esta restauração é algo essencial. “É natural que em um prédio com esta idade, algumas coisas comecem a se deteriorar. A obra vem na hora certa e tem um grande valor para a classe artística e para o público”, afirmou Mônica.
“O espaço restaurado vai propiciar mais comodidade, tanto para o público como para os grandes espetáculos que acontecem aqui. O Guaíra é um dos teatros mais importantes do Brasil”, disse ela.
ENSAIO DA ORQUESTRA - Ao final da solenidade, o governador, o presidente da Renault e convidados foram cumprimentar o maestro Isaac Karabtchevsky, que ensaiava a Orquestra Sinfônica do Paraná para o concerto de aniversário, nesta quarta-feira. O maestro executou um trecho de “Romeu e Julieta”, de Tchaikovsky, obra que abrirá o concerto.
ESPAÇOS CULTURAIS - A revitalização e recuperação de espaços culturais é uma das metas definidas pelo governador Beto Richa para a área da Cultura. Pelo programa outros importantes equipamentos ligados à Secretaria da Cultura estão sendo recuperados, como a Biblioteca Pública do Paraná e o Museu da Imagem e do Som (MIS-PR), fechado há mais de uma década.
Galeria de fotos
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Projeto itinerante usa teatro para conscientizar crianças no trânsito

Balé Teatro Guaíra abre as comemorações dos 50 anos

Living Legends traz espetáculo internacional para Foz do Iguaçu

Atrações culturais vão movimentar o fim de semana em Toledo

Artistas e produtores analisam mudanças na Lei Rouanet

Aquário Municipal estará fechado na sexta-feira Santa e no domingo de Páscoa

Exposições do MON estão entre as mais visitadas do mundo

Crianças comemoram Dia do Livro Infantil em Novo Sarandi

“Museu em Ação” leva público recorde ao Ecomuseu

Foz do Iguaçu faz parte do circuito de estreia do filme Los Silencios

Mais Destaques
"Já foram 19 milhões que acessaram o site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)