Moda

A Fifa e suas proibições

| 30/05/2014 - 00:00

Dias atrás no deparamos com aquela polêmica criada em relação ao registro da marca “pagode” pela Fifa junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Na verdade, a entidade fez o registro porque se trata do nome da fonte tipográfica da marca da Copa, no entanto, poderia se estender a outros empregos dessa palavra, até mesmo no pagode parente do samba, se a lei fosse seguida à risca, algo que no Brasil não acontece.
Enfim, o Padrão Fifa impõe inúmeras condições em razão da Lei Geral da Copa, aprovada no Congresso Nacional, e que deixam de ter validade apenas no final de 2014. No mais recente acontecimento, a Fifa vetou o uso de redes sociais pelos jogadores que irão disputar a Copa do Mundo para a publicação de posts patrocinados relacionados ao torneio. A entidade repassou um regulamento de mídia e marketing para as 32 seleções que disputam a competição e informou que merchandising em Twitter, Facebook e Instagram, por exemplo, serão considerados marketing de emboscada.
Na seleção brasileira, Neymar, Hulk, David Luiz, Bernard, Daniel Alves, entre outros, já ganham dinheiro com posts patrocinados. O camisa 10 da seleção brasileira chega a cobrar mais de R$ 50 mil por um tuíte.
Neymar, por exemplo, tem na sua lista de patrocinadores empresas como Claro e Panasonic, rivais, respectivamente, de Oi e Sony, parceiras da Fifa. No seu Twitter oficial, o atacante costuma postar mensagens de promoções da operadora de celular.
A CBF já orientou seus jogadores sobre as restrições impostas pela Fifa. A entidade considera marketing de emboscada a exposição de marcas da Copa por empresas que não patrocinam o torneio.
A Fifa conseguiu incluir dois artigos na Lei Geral da Copa que impõem punições para quem praticar marketing de emboscada durante o torneio. A legislação determina que empresas serão multadas e seus responsáveis podem até ser detidos, com pena de três meses a um ano.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Moda'

O significado que as cores têm nos uniformes e roupas de diferentes profissões

NEXT Coaching e Consultoria

Mais Destaques
"Já foram 19 milhões que acessaram o site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)