Cultura

Exposição na Casa da Cultura relata primeiros tempos de Toledo

| 30/05/2014 - 00:00

Exposição na Casa da Cultura relata primeiros tempos de Toledo

Fotos e relatos dos pioneiros de Toledo estão expostos na Casa da Cultura até esta sexta-feira, 30. A exposição “Assim vivíamos”, de autoria do estudante de Ciências Sociais da Unioeste, Anderson Hilgert, conta a história de Toledo a partir do depoimento de pioneiros e outras pessoas que chegaram na cidade nas décadas de 50, 60 e 70 e ainda moram aqui. Ele entrevistou as pessoas e registrou em fotos e frases. A exposição foi aberta no dia 12 de maio, na Casa da Cultura.
“Conversei com dez pessoas, entre pioneiros e outros que chegaram depois e garanto que deste grupo podem surgir outros que tem muitas histórias para contar”, diz. “Na conversa com eles eu selecionei algumas histórias para colocar na exposição. Uma parte do que eles tinham para contar está nas aspas em que coloquei”, comenta. Entre os relatos, os pioneiros destacaram as dificuldades que enfrentaram na época em que vieram para Toledo. “Pelos relatos expostos, é uma realidade bem diferente da nossa. Com toda certeza é uma contribuição para a história do município. É interessante que as pessoas visitem e conheçam um pouco de como era a realidade das pessoas naquela época”, comenta.
A exposição integrou a 12ª Semana Nacional de Museus, organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus, que promove exposições em todo o país. Segundo Anderson, esta é a primeira exposição que realiza. Ele conta que tinha o objetivo de participar da Semana e então pensou em contar a história da formação de Toledo a partir dos pioneiros. “Eu não sou fotógrafo profissional, mas gosto de fotografar por hobbie. Pensei em fazer algo com base naquilo que gosto e também que tenha um pouco de relação com meu curso”, conta.
No sábado, 31, a exposição será transferida para o CEU das Artes e do Esporte, no Jardim Santa Clara IV, onde permanecerá por 15 dias. Depois deverá percorrer um roteiro que incluirá os Centros da Juventude do Jardim Coopagro e Jardim Europa, os Centros de Revitalização da Terceira Idade (Certi) da Vila Pioneiro e do Jardim Coopagro , e a Câmara de Vereadores de Toledo.
Galeria de fotos
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Projeto itinerante usa teatro para conscientizar crianças no trânsito

Balé Teatro Guaíra abre as comemorações dos 50 anos

Living Legends traz espetáculo internacional para Foz do Iguaçu

Atrações culturais vão movimentar o fim de semana em Toledo

Artistas e produtores analisam mudanças na Lei Rouanet

Aquário Municipal estará fechado na sexta-feira Santa e no domingo de Páscoa

Exposições do MON estão entre as mais visitadas do mundo

Crianças comemoram Dia do Livro Infantil em Novo Sarandi

“Museu em Ação” leva público recorde ao Ecomuseu

Foz do Iguaçu faz parte do circuito de estreia do filme Los Silencios

Mais Destaques
"Já foram 19 milhões que acessaram o site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)