Cultura

Grafite e ajardinamento mudam visual de escolas

| 31/05/2014 - 00:00

Grafite e ajardinamento mudam visual de escolas

Os jovens que participam do Projeto Florir Toledo estão contribuindo para deixar as escolas e outros locais públicos mais bonitos, com o plantio de flores e desenhos em grafite. Eles participam da programação Encontros e Caminhos, Expedição Rio Toledo, que durante um mês, de 5 de maio a 5 de junho, levou arte e cultura para diferentes locais, além de incentivar a preservação do meio ambiente e hábitos saudáveis. Os alunos estão aproveitando os conhecimentos em jardinagem e de pintura em grafite para implementar projetos paisagísticos e embelezar espaços públicos. Os dois investimentos se complementam em perfeita harmonia.
A técnica de grafitagem é uma novidade no projeto, implementada neste ano com a entrada do artista Isaac Souza de Jesus. Ele passou a ser um dos instrutores do Florir Toledo e está ensinando aos alunos técnicas da pintura, que está contribuindo para mudar alguns cenários de Toledo, como a própria sede do projeto, a Casa da Cultura, o Parque Ecológico Diva Paim Barth, e o CEU das Artes e do Esporte, no Jardim Santa Clara IV, onde fez um dos seus primeiros trabalhos.
Durante a expedição, com enfoque no meio ambiente, os jovens escolheram diferentes animais e flores para dar mais vida às paredes de colégios. Eles estiveram na escola municipal São Luiz do Oeste, em São Luiz do Oeste, escola municipal São Dimas, em Bom Princípio, e escola municipal Anita Garibaldi, no Jardim Europa. A próxima e última escola prevista no projeto é a André Zênere, no Jardim América. O grupo fará ajardinamento e pintura na próxima quinta-feira, 5.
Segundo o coordenador do Florir Toledo, Oséias Soares dos Santos, os jovens escolheram o tema e desenharam os animais na parede externa das escolas. “Eles pensaram em algo que envolvesse a natureza e o meio ambiente por conta da Expedição do Cultivando Água Boa e gostaram da ideia de retratar animais”, comenta. “A pintura em grafite e a jardinagem permitiram mudar o ambiente por completo”.
Ele considera que o trabalho foi um dos mais produtivos e completos, envolvendo efetivamente os jovens. “Foi um dos melhores trabalhos que fizemos este ano e também a primeira vez que os alunos fizeram este tipo de atividade fora da entidade. Mesmo sabendo que iam se sujar com terra e com tinta eles participaram com toda a energia e gostaram do resultado”, enfatiza.
Galeria de fotos
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Projeto itinerante usa teatro para conscientizar crianças no trânsito

Balé Teatro Guaíra abre as comemorações dos 50 anos

Living Legends traz espetáculo internacional para Foz do Iguaçu

Atrações culturais vão movimentar o fim de semana em Toledo

Artistas e produtores analisam mudanças na Lei Rouanet

Aquário Municipal estará fechado na sexta-feira Santa e no domingo de Páscoa

Exposições do MON estão entre as mais visitadas do mundo

Crianças comemoram Dia do Livro Infantil em Novo Sarandi

“Museu em Ação” leva público recorde ao Ecomuseu

Foz do Iguaçu faz parte do circuito de estreia do filme Los Silencios

Mais Destaques
"Já foram 19 milhões que acessaram o site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)