Cultura

VIII Festoart reúne público de 4 mil pessoas em Toledo

| 25/06/2014 - 00:00

Cerca de 4 mil pessoas participaram no sábado e no domingo, 21 e 22, no Centro de Eventos Ismael Sperafico, do 8ª Festival Toledano de Artes e Tradições Gaúchas (Festoart) e do 10º Rodeio Interestadual de Toledo, organizados pelo CTG Chama Crioula com o apoio da Prefeitura de Toledo. Ao todo, 65 grupos de tradição gaúcha de 33 cidades do Paraná participaram do evento. Além dos CTGs, também foram registradas participações individuais nas competições de gaita, violão, declamação, chula, trova, causo e canção. “Nos dois dias esteve muito cheio de pessoas prestigiando as participações. Não havia lugar para sentar”, comenta o vice-patrão do CTG Chama Crioula, Orandi Gayardo.
O Festoart é um circuito pré-classificatório para a participação no Festival Paranaense de Artes e Tradições Gaúchas (Feparte), que este ano será em Foz do Iguaçu em novembro. Gayardo explicou que o objetivo do evento é divulgar a cultura gaúcha. “Essa tradição é forte em nossa região. Fomos colonizados pelos gaúchos e com o apoio da prefeitura conseguimos atingir este objetivo”. As apresentações iniciaram às 13h do sábado e continuaram no domingo, a partir das 8h30. No primeiro dia estenderam-se até a uma e 30 da madrugada e no domingo até as 20h30min “Eram muitas apresentações e muitos grupos. Por conta disso extrapolou no horário, mas sempre com o público acompanhando”.
Segundo Gayardo, a disputa das danças tradicionais é um dos atrativos que mais motiva a participação dos grupos. “Um CTG só traz uma invernada mirim, juvenil, adulta e veterana. E ainda tem dois níveis de participação, grupo A e grupo B”.
A secretária de Cultura, Geni Fabris, também elogiou a organização do evento e a realização da “Faculdade do Chimarrão”, um espaço onde as pessoas aprenderam a preparar a tradicional bebida gaúcha. “Foi o maior e o melhor. Estava tudo muito lindo e uma organização fantástica”.
Os grupos de fora ficaram alojados em escolas municipais e estaduais, associações de moradores e na Sociedade Rural de Toledo. A prefeitura de Toledo repassou R$ 20 mil, que foram utilizados para a compra dos troféus e outras despesas na organização do evento.
Galeria de fotos
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Projeto itinerante usa teatro para conscientizar crianças no trânsito

Balé Teatro Guaíra abre as comemorações dos 50 anos

Living Legends traz espetáculo internacional para Foz do Iguaçu

Atrações culturais vão movimentar o fim de semana em Toledo

Artistas e produtores analisam mudanças na Lei Rouanet

Aquário Municipal estará fechado na sexta-feira Santa e no domingo de Páscoa

Exposições do MON estão entre as mais visitadas do mundo

Crianças comemoram Dia do Livro Infantil em Novo Sarandi

“Museu em Ação” leva público recorde ao Ecomuseu

Foz do Iguaçu faz parte do circuito de estreia do filme Los Silencios

Mais Destaques
"Já foram 19 milhões que acessaram o site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)