Cultura

Toledo terá Festival de Circo Social

| 26/06/2014 - 00:00

Toledo terá Festival de Circo Social

Toledo vai realizar pela primeira vez o seu Festival de Circo Social. O evento, organizado pelo Circo da Alegria, que funciona junto à escola municipal Anita Garibaldi, será de 29 de setembro a 3 de outubro, junto com a VIII Mostra Regional de Circo, reunindo todos os grupos da região que nasceram e se consolidaram a partir do trabalho desenvolvido em Toledo, no Circo da Alegria. O evento será realizado no Teatro Municipal, com uma agenda que ainda está sendo construída, e vai contar com diversos eventos paralelos na cidade e nas ruas de Toledo.
“Será um evento grandioso para Toledo. Além das apresentações, que serão realizadas no Teatro Municipal, vamos realizar mesas redondas, reunindo grandes nomes do circo social, apresentações no centro e nos bairros, performances, entre outras atividades”, comenta a coordenadora do Circo da Alegria, Tania Piazzetta. Entre os nomes que estão sendo estudados estão Ermínia Silva, filha de Barry Charles Silva e Eduvirges P. Silva, quarta geração circense no Brasil, autora do livro “Respeitável Público, o circo em cena”, lançado em 2009, e Júnior Perim, fundador e diretor executivo do Instituto Crescer e Viver e organizador do Festival de Circo do Rio de Janeiro, entre outros nomes.
A realização do Festival Nacional do Circo Social, explica Tânia, complementa um trabalho que já vinha sendo feito, através da Mostra de Circo, e era uma necessidade apontada pelos participantes, que querem conhecer o que mais está sendo feito no Brasil nesta área. Será uma oportunidade ímpar para isso, de mostrar o que vem sendo feito na região nesta área e também de conhecer outros projetos, ampliando o trabalho local e regional. A discussão já é antiga e uma cobrança dos grupos participantes, surgidos na região, a partir do trabalho iniciado em Toledo há 23 anos.
O circo social, acrescenta Tânia, tem uma proposta diferenciada do circo convencional. A preocupação maior destes projetos não é tanto o resultado final dos espetáculos, mas um trabalho de resgate, de formação, de cidadania, através da arte circense. O protagonismo juvenil, o resgate dos valores, dos conceitos de cidadania fazem parte da proposta principal do trabalho, justamente o que faz o Circo da Alegria, que nasceu da necessidade de dar um apoio aos estudantes na sua formação, num dos bairros mais carentes de Toledo. A partir do circo, acrescenta ela, as crianças tiveram melhorias na sua formação cidadã e também no desempenho escolar.
Assim como Toledo, existem vários outros grupos no Brasil, que neste evento nacional terão a oportunidade de trocar experiências e implementar novas ideias e projetos. Hoje o Circo da Alegria atende cerca de 180 crianças, com atividades no contraturno escolar. O projeto conta atualmente com uma estrutura física e de pessoal junto à escola municipal Anita Garibaldi, no Jardim Europa. A partir deste trabalho surgiram cerca de 20 grupos, que atuam em diferentes municípios da região, no Paraná e até em outros estados. A expectativa é trazer representantes de todos os grupos na Mostra. A estimativa é colocar cerca de 800 crianças e adolescentes no palco durante o evento.
Galeria de fotos
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Projeto itinerante usa teatro para conscientizar crianças no trânsito

Balé Teatro Guaíra abre as comemorações dos 50 anos

Living Legends traz espetáculo internacional para Foz do Iguaçu

Atrações culturais vão movimentar o fim de semana em Toledo

Artistas e produtores analisam mudanças na Lei Rouanet

Aquário Municipal estará fechado na sexta-feira Santa e no domingo de Páscoa

Exposições do MON estão entre as mais visitadas do mundo

Crianças comemoram Dia do Livro Infantil em Novo Sarandi

“Museu em Ação” leva público recorde ao Ecomuseu

Foz do Iguaçu faz parte do circuito de estreia do filme Los Silencios

Mais Destaques
"Já foram 19 milhões que acessaram o site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)