Estado

Richa pede apoio do BNDES para perdas com chuvas no Paraná

| 29/06/2014 - 00:00

O governador Beto Richa pediu auxílio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a recuperação das empresas e dos municípios paranaenses atingidos pelas chuvas do mês de junho. Até o momento, 149 cidades decretaram situação de emergência ou calamidade.
A solicitação foi feita na sexta-feira (27/06) por carta endereçada a Luciano Coutinho, presidente do BNDES. No documento, o governador explica que além das perdas das famílias que ficaram desalojadas, um grande número de empresas está sofrendo prejuízos em razão das enchentes.
O governador pediu a inclusão dos empreendimentos atingidos no Programa BNDES Emergencial de Reconstrução de Municípios Afetados por Desastres Naturais (BNDES PER), incluindo empresas com faturamento anual superior a R$ 90 milhões.
Também foi feito o pedido para aumentar o teto de financiamento para R$ 1 milhão para cada empresa. Outra solicitação é que as empresas localizadas em municípios com decreto de situação de emergência e calamidade, independente do porte, tenham suas dívidas refinanciadas.
Em apuração preliminar, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) constatou a necessidade da adoção imediata de medidas para a retomada operacional das empresas.
MUNICÍPIOS – Richa solicitou a criação de uma linha de crédito para recuperação da infraestrutura e pediu o refinanciamento das dívidas dos municípios afetados pelas fortes chuvas.
“Precisamos fazer tudo o que está ao alcance para atender as pessoas que sofrem os efeitos deste desastre natural, que seguramente é um dos mais graves dos últimos 30 anos”, disse o governador. “Tais providências terão impacto imediato e direto, tanto sobre a manutenção do nível de emprego, quanto na mitigação das perdas econômicas e sociais”, sustenta Richa.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Estado'

Empreiteira Endeal Engenharia é homenageada pelo Ministério da Justiça

Nova lei assegura recursos para o programa de tarifa rural noturna

Mais Destaques
"Já foram 19 milhões que acessaram o site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)