Estado

Votação da UFPR teve que ser feita em dois lugares por falta de luz

| 29/08/2014 - 00:01

Devido ao uso da coação e da violência pelos manifestantes (um estudante foi detido pela polícia por agredir um conselheiro), que cortaram a energia elétrica da Reitoria para impedir a votação e usaram mesas, cadeiras e canos de ferro para bloquear o acesso de veículos em três ruas laterais ao prédio – Amintas de Barros, Dr. Faivre e General Carneiro – o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, foi obrigado a realizar a votação em dois locais da Universidade.
O corte da energia também bloqueou a transmissão ao vivo pelo site da UFPR, pelo Canal Universitário UFPR-TV e ainda pelos dois monitores instalados no pátio da Reitoria. A reunião do Conselho foi acompanhada por uma comissão especial de observadores, integrada por um representante da Ordem dos Advogados do Brasil, que viu de perto todas as dificuldades enfrentadas pela Reitoria e pelo Conselho Universitário para a realização da reunião.
Reitor condena violência
O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, lamentou o uso da violência pelos manifestantes – entre eles, representantes do Sinditest, DCE (Diretório Central de Estudantes) e APUFR (Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná) – e o desrespeito à decisão judicial. Ele pediu que as forças policiais destacadas pela Justiça para garantir a votação não entrassem em confronto com os manifestantes.
“Infelizmente, adversários da proposta recorreram ao uso da força e desrespeitaram a Justiça e o Conselho Universitário, que tem plena legitimidade e representação da sociedade, dos alunos, professores e servidores. A violência e o quebra-quebra que um grupo de manifestantes promoveram hoje foi uma agressão não apenas à UFPR , à autonomia universitária e aos conselheiros, mas a todo o povo do Paraná, que precisa e quer que o HC continue atendendo à população do Estado 100% pelo SUS e sendo o maior hospital público do Paraná”, comentou.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Estado'

Empreiteira Endeal Engenharia é homenageada pelo Ministério da Justiça

Nova lei assegura recursos para o programa de tarifa rural noturna

Mais Destaques
"Já foram 19 milhões que acessaram o site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)