Cultura

Mostra de fotografia retrata bastidores de “Nossa Ciranda”

| 24/09/2014 - 00:01

Mostra de fotografia retrata bastidores de “Nossa Ciranda”

Resgatar um pouco das brincadeiras infantis. Está e a proposta do espetáculo Nossa Ciranda, do projeto Circo da Alegria, que abre na próxima segunda-feira, 29, a VIII Mostra de Circo de Toledo e o I Festival Nacional de Circo Social. O evento deverá trazer a Toledo integrantes de mais de 20 grupos de circo da região, nascidos a partir do projeto Circo da Alegria, de Toledo, além de apresentações com grupos renomados na área de circo. As apresentações da Mostra serão durante o dia, às 9h e às 14h, e do Festival à noite, a partir das 20h. Um pouco do que será o espetáculo pode ser visto na Mostra de Fotografias Nossa Ciranda, de 4 de setembro a 5 de outubro, no Teatro Municipal de Toledo.
Segundo a curadora e diretora do espetáculo Nossa Ciranda, Paula Bombonatto, a Mostra de Fotografias faz parte do projeto e retrata os bastidores do espetáculo, desde a sua concepção à produção final. O projeto Nossa Ciranda começou a ser executado em março deste ano, depois de aprovado pela equipe da escola municipal Anita Garibaldi, onde é desenvolvido o projeto Circo da Alegria. Os pais foram convidados a vir ao circo para mostrar como eram as brincadeiras infantis. Eles trouxeram alguns brinquedos e voltaram a ser crianças, participando de brincadeiras. Depois foram realizadas atividades com as crianças da escola, no recreio e no intervalo das aulas. O último passo foi adaptar as brincadeiras às atividades circenses para a montagem do espetáculo, que será apresentado nas sessões da manhã e tarde da Mostra e na abertura do I Festival Nacional de Circo, no dia 29, às 20h. Ao todo 28 pessoas que frequentam o Circo da Alegria, dos 7 aos 21 anos de idade, participam do espetáculo.
Todas estas atividades foram registradas em fotos pelo instrutor Arildo Sanchez Guerra, o Dado Guerra. Foram feitas cerca de 3 mil fotos, entre as quais foram selecionadas as que fazem parte da Mostra. Todas as fotos foram feitas em preto e branco e a exposição remete ao lúdico. “Tivemos o cuidado de expor de uma forma que as crianças possam interagir com os trabalhos. Criança gosta de ver com as mãos, por isso, colocamos as fotos em cataventos, um brinquedo comum que é conhecido até hoje. As crianças poderão ver e tocas nas fotos, que também foram dispostas em painéis e suspensas”, explica Paula.
A escolha pela impressão das fotos em preto e branco foi uma opção para valorizar ainda mais o espetáculo. Apesar de dividir o autor, que preferia o colorido, a proposta da Mostra era adiantar um pouco do trabalho feito, mas deixar o brilho, o colorido, o encantamento das crianças para o espetáculo, durante a apresentação. “Foi uma forma que encontramos para valorizar ainda mais o trabalho”, destacou Paula.
A VIII Mostra de Circo e o I Festival de Circo Social é uma promoção do Circo da Alegria com o apoio da prefeitura de Toledo e Circo Ático. O evento conta com o patrocínio das empresas Prati Donaduzzi, Sicredi Oeste, Kadabra Design e Rede Mega Farma.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Projeto itinerante usa teatro para conscientizar crianças no trânsito

Balé Teatro Guaíra abre as comemorações dos 50 anos

Living Legends traz espetáculo internacional para Foz do Iguaçu

Atrações culturais vão movimentar o fim de semana em Toledo

Artistas e produtores analisam mudanças na Lei Rouanet

Aquário Municipal estará fechado na sexta-feira Santa e no domingo de Páscoa

Exposições do MON estão entre as mais visitadas do mundo

Crianças comemoram Dia do Livro Infantil em Novo Sarandi

“Museu em Ação” leva público recorde ao Ecomuseu

Foz do Iguaçu faz parte do circuito de estreia do filme Los Silencios

Mais Destaques
"Já foram 19 milhões que acessaram o site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)