Cultura

Colégio organiza Festa Literária

| 25/09/2014 - 00:01

Colégio organiza Festa Literária

Apresentações teatrais, declamações de poesias, contação de histórias infantis, palestras com autores e sessões de autógrafos, além de acesso a diversos livros diretamente das editoras. A agenda fará parte da Festa Literária do Colégio Incomar (FLIN), de 29 de setembro a 10 de outubro, no interior da escola. A programação envolve estudantes e professores, do pré-escolar ao ensino médio, e também é aberta à comunidade de 6 a 10 de outubro, diariamente, das 7h30min às 19h.
“É uma verdadeira festa para os estudantes, mas o objetivo maior é o incentivo à leitura. A programação, que conta com diversas atividades lúdicas e brincadeiras, pretende colocar os estudantes em contato direto com os livros e desta forma incentivar a leitura”, esclarece a coordenadora da biblioteca da escola, Roseli Roseli Helena Gubiani, que junto com a diretora de marketing, Rosalete Gubiani, coordena o evento. “As editoras vão fornecer livros e também indicar contadores de histórias, que durante o período vão realizar atividades com os estudantes”, explica Roseli.
A programação é aguarda com grande expectativa todos os anos pelos alunos, que comparecem com os pais e substituem o presente do dia das crianças por novos livros. “É muito legal. Os alunos, especialmente os menores, vêm com os pais e propõem a substituição do presente do dia da criança por um livro. O livro passa a ser o presente, o que é muito bom”, comenta. Com preços mais acessíveis, em função da venda direta pelo distribuidor, e com diversas opções de títulos, muitos pais aproveitam a oportunidade para comprar novos exemplares. As primeiras caixas com livros já chegaram à escola, mas até o início da FLIN deve vir ainda mais.
No ano passado, fez sucesso entre as crianças um livro de mágicas. A procura foi tanta que a distribuidora praticamente esgotou o seu estoque. Foram repassadas três remessas, que se esgotavam rapidamente. “Sempre tem um ou outro livro que chama mais a atenção das crianças. No ano passado foi o de mágica. Neste ano, certamente, teremos outras novidades”, acredita Roseli.
A comercialização dos livros será na segunda semana, de 6 a 10 de outubro. Neste período, a escola permanece aberta à comunidade das 7h30min às 19h. “Geralmente os pais permanecem um pouco mais quando vem trazer ou buscar o filho na escola. Juntos, eles têm a oportunidade de escolher diversos exemplares”, explica Roseli. As obras literárias estarão expostas na escola e as crianças terão a oportunidade de manusear e escolher entre os diversos títulos, que incluem livros infantis, literatura infanto-juvenil e também adulta.
Na primeira semana, de 29 de setembro até o dia 5 de outubro, serão realizadas oficinas para professores e estudantes. Representantes das editoras vão indicar contadores de histórias infantis para desenvolver atividades com os alunos. Os estudantes também vão fazer diversas atividades. Cada turma está preparando números especiais, que serão apresentados para os demais colegas. Os maiores estão preparando peças de teatro, enquanto os pequenos outras atividades ligadas a literatura.
A programação abre no dia 29 com uma peça teatral dos Amadores Cia de Teatro. Eles farão apresentações para os estudantes, em diversos momentos. A Festa Literária do Incomar também faz parte da programação da Semana da Criança na escola.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Projeto itinerante usa teatro para conscientizar crianças no trânsito

Balé Teatro Guaíra abre as comemorações dos 50 anos

Living Legends traz espetáculo internacional para Foz do Iguaçu

Atrações culturais vão movimentar o fim de semana em Toledo

Artistas e produtores analisam mudanças na Lei Rouanet

Aquário Municipal estará fechado na sexta-feira Santa e no domingo de Páscoa

Exposições do MON estão entre as mais visitadas do mundo

Crianças comemoram Dia do Livro Infantil em Novo Sarandi

“Museu em Ação” leva público recorde ao Ecomuseu

Foz do Iguaçu faz parte do circuito de estreia do filme Los Silencios

Mais Destaques
"Já foram 19 milhões que acessaram o site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)