Cultura

Mostra e Festival reúnem espetáculos, palestras e oficinas

| 27/09/2014 - 00:01

Abre nesta segunda-feira, 29, às 20h, no Teatro Municipal, com o espetáculo Nossa Ciranda, do Circo da Alegria, e Carrossel das Cores, do Circo Ático de Toledo, a VIII Mostra de Circo e I Festival Nacional de Circo Social de Toledo. O evento vai trazer ao município representantes de cerca de 20 grupos de circo existentes na região, além de diversos nomes brasileiros ligados a projetos de circo social do país. Ao todo, 578 artistas, incluindo os participantes da Mostra e do Festival, vão estar no palco durante a semana. A programação será realizada no Teatro Municipal, com acesso livre, e vai contar ainda com palestras e oficinas, além de outras apresentações, em outros espaços.
Na terça-feira, 30, as atividades serão concentradas pela manhã no auditório Acary de Oliveira, na prefeitura, com palestras e troca de experiências. A partir das 8h30min será realizada uma mesa redonda reunindo as experiências do Circo da Alegria, de Toledo, com a coordenadora Tânia Piazzetta, da Escola Pernambucana de Circo, com Fátima Pontes, de Recife, Pernambuco, e da trupe Fundacam, de Campo Mourão, com Leonice Martins Perassoli. Às 10h, a programação continua com uma palestra com o tema “Realidades e Particularidades na Formação do Profissional Circense no Brasil: Rumo a uma Formação Técnica Superior”, com Rodrigo Mallet Duprat, de Campinas, São Paulo.
À tarde, a partir das 14h, as atividades serão concentradas no picadeiro do Circo da Alegria. Serão realizados treinos livres e à noite, a partir das 20h, o Cabaré. “É um momento em que todos os grupos são convidados a participar. Cada um poderá apresentar livremente alguns trabalhos, seja de palhaço, malabarismos, contorcionismo entre outras atividades. É um momento em que os grupos levam o que tem de melhor”, explica a coordenadora geral da Mostra e do Festival, Tânia Piazzetta. “Será um momento de confraternização entre os grupos e também uma oportunidade da população ver um belo espetáculo, uma vez que as atividades serão abertas ao público, sem cobrança de ingresso”.
Na quarta-feira, 1º, serão realizadas apresentações no Teatro Municipal, a partir das 9 e das 14h, reunindo diferentes grupos. “Já estamos com os ingressos praticamente lotados para as apresentações. Estudantes de escolas de Toledo e outros municípios da região confirmaram presença”, informa Tânia. Às 16h serão realizadas oficinas de malabares, no Parque Ecológico Diva Paim Barth, e à noite, às 20h, no Teatro Municipal, o espetáculo Sete, do Grupo Fundação Cultural de Campo Mourão (Fundacam).
No dia 2 a programação continua no Teatro Municipal com novas apresentações durante o dia, às 9h e às 14h, apresentação do espetáculo Atenção Respeitável Público, da Dupla Cia, de Campinas, às 15h, no Picadeiro do Circo da Alegria, e apresentação do espetáculo Circulando, do grupo Los Circo Los, de Campinas, São Paulo, às 20h, no Teatro Municipal. À tarde, a partir das 16h, no Circo da Alegria, serão realizadas oficinas de acrobacia de solo, com Paula Bombonatto, de Toledo; de Palhaços, com Ademir Yung, de Toledo, e de acrobacias aéreas, com Alex Machado, da Escola Nacional de Circo, do Rio de Janeiro.
No dia 3, último dia do evento, serão feitas novas sessões, no Teatro Municipal, a partir das 9h e das 14h. Na sequência, às 16h, será feita a premiação dos destaques da Mostra, uma novidade neste ano. “Vamos premiar alguns destaques como maquiagem, figurino, entre outras questões, como forma de valorizar e incentivar o trabalho dos grupos”, explica Tânia. À noite, às 20h, será a apresentação do espetáculo Um dia de circo na praia, uma aventura inusitada, com o grupo Escola Pernambucana de Circo, de Recife, Pernambuco. A programação encerra com a Noite do Fogo, a partir das 22h, no Parque Ecológico Diva Paim Barth. Nesta atividade, os artistas fazem apresentações em pirofagia, ao ar livre.
A VIII Mostra & I Festival de Circo Social é uma promoção do Circo da Alegria com o apoio da prefeitura de Toledo. O evento conta com o patrocínio das empresas Prati Donaduzzi, Sicredi Oeste, Kadabra Design e Rede Mega Farma.
Galeria de fotos
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Projeto itinerante usa teatro para conscientizar crianças no trânsito

Balé Teatro Guaíra abre as comemorações dos 50 anos

Living Legends traz espetáculo internacional para Foz do Iguaçu

Atrações culturais vão movimentar o fim de semana em Toledo

Artistas e produtores analisam mudanças na Lei Rouanet

Aquário Municipal estará fechado na sexta-feira Santa e no domingo de Páscoa

Exposições do MON estão entre as mais visitadas do mundo

Crianças comemoram Dia do Livro Infantil em Novo Sarandi

“Museu em Ação” leva público recorde ao Ecomuseu

Foz do Iguaçu faz parte do circuito de estreia do filme Los Silencios

Mais Destaques
"Já foram 19 milhões que acessaram o site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)