Cultura

Sesc Toledo receberá circuito Palco Giratório

| 28/09/2014 - 00:01

Sesc Toledo receberá circuito Palco Giratório

Na próxima terça-feira, 30, às 20h com entrada gratuita a unidade do Sesc Toledo traz a Toledo o circuito Palco Giratório com o espetáculo ‘Do Repente (Dança) com o quarteto Lamira Cia de Artes Cênicas de Tocantins, que é formado pelos atores Aretha Maciel, Carolina Galgane, João Vicente e Renata Oliveira. A apresentação única será às 20h, no ginásio de esportes da Fasul. A previsão era de fazer na unidade do Sesc, ao ar livre, mas em função da instabilidade do tempo e previsão de chuva, foi transferida para a Fasul.
Após 17 edições, o Palco Giratório permanece como uma ação impar no cenário cultural brasileiro, reafirmando a cada edição o seu compromisso com o desenvolvimento, a transformação e a difusão das artes cênicas a partir da circulação de espetáculos, grupos e coletivos de teatro, dança, circo e intervenções pelo Brasil. Para a gerente executiva da unidade de Toledo do Sesc, Dóris Mariani Junges, a proposta do Palco Giratório é apresentar nas modalidades de dança, teatro e circo o que tem de diferente do mercado convencional. “O espetáculo que será apresentado em Toledo pelo grupo de Tocantins é uma mescla de teatro e dança com predomínio da dança. Esse grupo se apresenta em palcos abertos montados em ruas e praças”, informa.
De acordo com Dóris, o espetáculo é custeado pelo Sesc nacional e pela unidade do Sesc de Toledo. “E sem a cobrança de ingresso, porque o objetivo do circuito é difundir a cultura e suas diferentes linguagens na dança, circo e teatro do Brasil a fora. O Palco Giratório hoje é um dos principais movimentos que incentiva artistas desse meio a mostrar seus trabalhos”, menciona.
A gerente executiva do Sesc Toledo explica que o circuito é uma oportunidade de ter contato com propostas de regiões muito diferentes das nossas. Esse é o principal legado, a possibilidade da população assistir ao espetáculo do quarteto Lamira Cia de Artes Cênicas. “É um projeto que em sua essência quer formar plateias para espetáculos que não são comerciais”.
Oficina
Na segunda-feira, 29, das 10h às 12h e das 14h às 18h, com carga horária de 6 horas, o quarteto Lamira Cia de Artes Cênicas ministrará uma oficina de preparação do corpo cênico. A oficina aborda aspectos da pesquisa corporal que utiliza elementos do cavalo marinho na construção de uma prática cotidiana para o ator-dançarino, com o objetivo de abrir caminhos para uma relação subjetiva e pessoal com os princípios técnicos-expressivos das brincadeiras populares. Segundo Dóris, o quarteto trabalha com danças típicas do nordeste brasileiro. Embora os quatro sejam de Tocantins, o grupo tem estudos pautados nas danças nordestinas. “É uma possibilidade da nossa região, que está tão distante do nordeste, conhecer uma cultura diferente e essa é a proposto do Palco Giratório, esse intercâmbio de propostas e culturas”. Dóris disse que as inscrições para a oficina já estão sendo feitas e são limitadas a 15 participantes por turma. A inscrição é gratuita.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Projeto itinerante usa teatro para conscientizar crianças no trânsito

Balé Teatro Guaíra abre as comemorações dos 50 anos

Living Legends traz espetáculo internacional para Foz do Iguaçu

Atrações culturais vão movimentar o fim de semana em Toledo

Artistas e produtores analisam mudanças na Lei Rouanet

Aquário Municipal estará fechado na sexta-feira Santa e no domingo de Páscoa

Exposições do MON estão entre as mais visitadas do mundo

Crianças comemoram Dia do Livro Infantil em Novo Sarandi

“Museu em Ação” leva público recorde ao Ecomuseu

Foz do Iguaçu faz parte do circuito de estreia do filme Los Silencios

Mais Destaques
"Já foram 19 milhões que acessaram o site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)