Estado

Beltrão projeta aeroporto para ATRs-72 e passagens com desconto

| 22/10/2014 - 00:01

O projeto de modernização e ampliação do aeroporto Paulo Abdala, de Francisco Beltrão, permitirá que a pista receba aviões de até 72 passageiros. Os detalhes do projeto, executado dentro do Plano de Aviação Regional, do governo federal, foram apresentados em encontro com empresários e lideranças na Amsop-Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná. O projeto foi concluído e apresentado pela Prefeitura de Francisco Beltrão no último dia 9 de outubro.
“Será um aeroporto totalmente novo, com uma pista melhor, maior área de escape, novos terminais e, principalmente, mais seguro”, afirmou o prefeito Antonio Cantelmo Neto, que coordenou o evento. O projeto apresentado é o mesmo protocolado junto à Secretaria de Aviação Civil (Sac), órgão que coordena as ações nos aeroporto regionais de todo o país.
Pelo projeto, o aeroporto terá uma pista com nova estrutura – para receber maior carga de peso – e será reduzida em comprimento, mas terá maior área de escape – de 75 metros laterais e 150 nas cabeceiras. Segundo o comandante Clairton Hammer, da Phenix, empresa que elaborou a proposta, a nova configuração permitirá a operação de aeronaves do modelo ATR-72 600, iguais às utilizadas pela Azul Linhas Aéreas.
Com as modificações, o aeroporto passará da classe 1C (para aviões de até 10 mil kg) para a 3C (de até 25 mil kg). “Inicialmente, o projeto previa a classificação do aeroporto como 4C, o que não justificaria o investimento de cerca de R$ 300 milhões proposto, por isso adequamos o projeto para receber aeronaves dentro da realidade e limitações que a área permite sem tanto custo”, explicou Hammer.
Agora, a Prefeitura irá declarar de utilidade pública uma área de 70 mil m2 e posteriormente adquiri-la para prosseguir com o projeto, que ainda está sob análise da Sac. A expectativa é que as obras iniciem já no ano que vem, com investimentos de cerca de R$ 35 milhões.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Estado'

Empreiteira Endeal Engenharia é homenageada pelo Ministério da Justiça

Nova lei assegura recursos para o programa de tarifa rural noturna

Mais Destaques
"Já foram 19 milhões que acessaram o site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)