Cultura

Projeto incentiva a leitura entre as crianças

| 27/10/2014 - 00:01

Projeto incentiva a leitura entre as crianças

Alunos do segundo ano da escola municipal Shirley Lorandi, no centro, foram beneficiados com cerca de 50 exemplares de livros infantis. Os livros foram cedidos pela Fundação Itaú, numa iniciativa da professora da turma Maria Eva Tizziani. “Eu conhecia o projeto, entrei em contato com o meu sobrinho, que é assistente de gerência do banco Itaú em Santa Terezinha do Itaipu, que viabilizou o repasse. Por ser um número maior de exemplares, a doação foi feita através da escola, mas pretendo, ao final do ano entregar aos alunos”, comenta a professora. Ela não fez a entrega imediatamente, pois está trabalhando com os alunos em sala de aula. “Os livros são tão bons que gostaria de trabalhar com todos os alunos da escola, antes de repassar aos estudantes”, comenta.
Entre os exemplares repassados estão Cabelinho Vermelho e o Lobo Bobo, de Silvana Menezes; Sapo Comilão, de Stela Barbieri; O Jornal, de Patricia Auerbach: Psiuuuuuu, de Silvana Tavano (vencedor do Pêmio João-de-Barro de Literatura Infanto Juvenil); Esqueleto, tomate e pulga, de Ricardo Azevedo; Na rua do sabão, de Manuel Bandeira; O ramo, o vento, de Octavio Paz; Piolho na Rapunzel, de Léo Cunha; Dançar nas nuvens, de Vanina Starkoff entre outros.
“A cada semana conto uma história. Eles estão amando e os livros são de excelente qualidade, muito atuais e com temas bem interessantes”, comenta a professora, destacando a importância deste trabalho justamente na fase de alfabetização das crianças. “A leitura já virou um hábito. Quando não conto as crianças reclamam”, relata ela, elogiando a iniciativa do Banco Itaú, que dá acesso a livros de excelente qualidade. Para isso, é necessário apenas fazer o recadastramento todo o ano. Os livros são gratuitos e podem ser obtidos por pessoas físicas e jurídicas, conforme disponibilidade e cadastro.
“O projeto, que já beneficiou outras escolas locais, é muito bom, principalmente pela qualidade dos livros distribuídos e pelo objetivo de incentivar a leitura, algo fundamental, principalmente para os meus alunos que estão iniciando este processo de alfabetização e letramento”, diz a professora. Além de contar histórias em sala de aula e aproveitar a biblioteca escolar, com a retirada semanal de livros para ler em casa, Maria Eva implantou mais uma rotina. Toda a semana, a turma, formada por 22 alunos, segue até a Biblioteca Pública Municipal, para a leitura de novos exemplares.
“É um aprendizado para o incentivo à leitura, como para a autonomia dos estudantes, que aprendem a se deslocar no centro, de forma mais independente”, explica. As crianças são na faixa de 6 a 8 anos e são divididas em grupos de três. Apesar da pequena distância entre a Biblioteca e o colégio, os alunos precisam atravessar duas ruas importantes (Maripá e Piratini) e bastante movimentadas. No caminho, conta ela, enfrentam situações inusitadas e também a colaboração de algumas pessoas. “Em uma ocasião, as crianças estavam tentando atravessar a rua na faixa de segurança, mas nenhum carro parava. Um motorista de um ônibus escolar literalmente fechou o trânsito para que as crianças pudessem passar com segurança”, comentou ela, ressaltando o gesto e a preocupação do motorista.
Na biblioteca, depois da leitura no local, as crianças podem retirar um livro e levar para casa. Sabendo da dificuldade de alguns pais de procurar a Biblioteca Pública para fazer a carteirinha, que permite a retirada gratuita de livros, ela conversou com a direção da biblioteca, que autorizou a retirada em seu nome. Com isso, cada criança pode retirar um exemplar, que é substituído na semana seguinte. “O interessante é que algumas crianças incentivaram os pais a fazer a carteirinha e com isso eles retiram outros exemplares durante a semana. O importante é com esta iniciativa eles estão lendo mais e isso é excelente para a sua formação”, complementa.
    1 COMENTÁRIO
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

  • Claudete
    Excelente a iniciativa da professora Maria Eva. Parabens!
Notícias de 'Cultura'

Projeto itinerante usa teatro para conscientizar crianças no trânsito

Balé Teatro Guaíra abre as comemorações dos 50 anos

Living Legends traz espetáculo internacional para Foz do Iguaçu

Atrações culturais vão movimentar o fim de semana em Toledo

Artistas e produtores analisam mudanças na Lei Rouanet

Aquário Municipal estará fechado na sexta-feira Santa e no domingo de Páscoa

Exposições do MON estão entre as mais visitadas do mundo

Crianças comemoram Dia do Livro Infantil em Novo Sarandi

“Museu em Ação” leva público recorde ao Ecomuseu

Foz do Iguaçu faz parte do circuito de estreia do filme Los Silencios

Mais Destaques
"Já foram 19 milhões que acessaram o site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)